A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG), em parceria com Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Diretoria de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, organizou uma série com três webinários para debater a temática: Supervisão clínico-institucional e suas contribuições para o fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Minas. Serão 3 encontros virtuais, um a cada mês, nas quintas-feiras, sempre às 15h e com a participação de trabalhadores, usuários, supervisores clínico-institucionais e pesquisadores do campo da saúde mental. O primeiro webinário acontecerá na próxima quinta- feira, 13/05, e o tema será a Atenção psicossocial nas redes de saúde mental: razões para fortalecê-la.
O objetivo destes webinários é apresentar temáticas de relevância para o campo da saúde mental e que dialoguem com a experiência de supervisão clínico-institucional, que vem sendo desenvolvida em diferentes municípios de Minas Gerais. Vão participar do encontro da próxima quinta, 13/05, o ex- usuário do CAPS II de Janaúba, Orlando Costa Silva; a Assistente Social e Coordenadora dos Serviços Residenciais Terapêuticos de Barbacena, Leandra Mara de Vilhena Melo Vidal e a Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Políticas Públicas de Saúde Mental (UFRJ), Maria Cristina Ventura Couto. A mediação será realizada pelo trabalhador da ESP-MG e Coordenador clínico da RAPS de Brumadinho, Rodrigo Chaves Nogueira.
Conforme as trabalhadoras Alessandra Rios e Ana Regina Machado, da Coordenação de Política, Planejamento e Gestão em Saúde (CPPGS) da ESP-MG, os temas de cada encontro foram pensados a partir da reflexão dos desafios e das potencialidades da supervisão clínico-institucional para o fortalecimento do cuidado, dentro de uma lógica psicossocial.
A transmissão será realizada pelo Canal da Escola no Youtube: youtube.com/
A live será aberta ao público e os participantes poderão enviar perguntas aos convidados pelo chat durante a transmissão. Haverá declaração de participação para quem fizer o registro da presença no evento. O link será disponibilizado no início do Webinário.
Confira abaixo as datas e temáticas dos próximos webinários:
10/06/21: Supervisão clínico-institucional: proposições para as RAPS de Minas;
08/07/21: Supervisão clínico-institucional: compartilhando experiências das RAPS de Minas.
A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS)
As políticas de saúde mental no estado estão sustentadas nos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Reforma Psiquiátrica antimanicomial e propõe uma rede de serviços públicos, substitutivos aos hospitais psiquiátricos e seus similares, conhecida como Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). A Rede de Atenção Psicossocial propõe um novo modelo de atenção em saúde mental, a partir do acesso e a promoção de direitos das pessoas, baseado na convivência dentro da sociedade. Além de mais acessível, a rede ainda tem como objetivo articular ações e serviços de saúde em diferentes níveis de complexidade. A RAPS, em sua composição, tem pontos estratégicos e prioritários na Atenção Primária em Saúde, Atenção Psicossocial e Atenção Hospitalar, entre outros.
Autor: Vívian Campos