A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Januária, por intermédio da Coordenação de Regulação e Assessoria de Governança Regional, promoveu, na última quinta-feira (11/2), uma videoconferência com os membros dos Consórcios Intermunicipais de Saúde (CIS’s) pertencentes à jurisdição da regional. Estiveram presentes os diretores dos Consórcios Intermunicipais de Saúde: da Microrregião de Manga (CISMMA); do Norte de Minas (CISNORTE) e do Alto Médio São Francisco (CISAMSF), assim como as referências técnicas do Sistema de Informação Ambulatorial do Sistema Único de Saúde (SIA-SUS) dos municípios sede e dos consórcios.
Os CIS´s consistem em uma iniciativa autônoma dos municípios, geralmente, circunvizinhos que se associam para gerir e prover conjuntamente serviços referentes à promoção, proteção e recuperação da saúde da população, promovendo um maior ordenamento na utilização dos recursos disponíveis.
O evento teve como objetivo inicial dar as boas-vindas aos novos diretores dos CIS’s e, também, apresentar a equipe de Coordenação de Regulação (CREG) da GRS/Januária. A equipe pontuou os principais assuntos relacionados à sistemática dos consórcios, tais como o fluxo de envio da planilha de produção e as datas em cada competência. Na oportunidade, foi apresentado o resultado do indicador de registro de produção no SIA, referente a 2020 que fez parte do Índice de Qualidade de Gestão das Unidades Regionais de Saúde (IQGURS), bem como a divulgação da proposta de manutenção do indicador para 2021.
O IQGURS é uma meta que tem por objetivo mensurar a qualidade da gestão das Unidades Regionais de Saúde (URS’s) a partir de cinco indicadores de diversas áreas temáticas, sendo que o indicador relacionado aos consórcios é medido através da Média da proporção da produção ambulatorial por consórcio registrada no SIA em relação à produção total informada pelos consórcios.
De acordo com o coordenador de regulação, Leonardo Barros, é notória a importância assistencial que os CIS’s adquiriram nos últimos anos para o SUS em Minas Gerais. Sendo assim, fortalecer a governança regional e os consórcios de saúde é um objetivo estratégico da SES-MG, tendo em vista que o volume da produção por eles realizado, seja de forma direta ou através da terceirização de serviços, era desconhecido: “É de extrema importância essa aproximação das URS’s com os consórcios, objetivando trazer à luz os atendimentos realizados de forma padronizada, através dos sistemas oficiais do DATASUS”, ressaltou.
CIS NORTE – Municípios Consorciados: Bonito De Minas; Brasília de Minas; Campo Azul; Ibiracatu; Icaraí de Minas; Japonvar; Lontra; Luislândia; Mirabela; Patis; São João da Ponte; São Romão; Ubaí e Varzelândia.
CIS MMA – Municípios consorciados: Juvenília; Manga; Montalvânia; São João das Missões
CIS AMSF – Municípios Consorciados: Bonito De Minas; Cônego Marinho; Itacarambi; Januária; Miravânia; Montalvânia; Pedras De Maria Da Cruz
Autor: Giuliana Dias Luz Batista