Nessa segunda-feira (8/6), o município de Guanhães, sede da microrregião de saúde e vinculado à Regional de Saúde de Itabira, recebeu a visita do governador de Minas, Romeu Zema Neto e sua comitiva, que levaram à região centro-nordeste recursos financeiros, de logística e de infraestrutura de saúde.
O encontro com o Governador, iniciado às 10 horas, no hall de entrada do Hotel Santorini, em Guanhães, contou a presença do secretário de estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, do subsecretário de Gestão Regional, Darlan Thomaz Pereira, além de nove prefeitos da região, secretários municipais de saúde, deputados estaduais e federais majoritários, o diretor administrativo de Hospital Imaculada Conceição, Thales Ribeiro, da diretora regional de saúde de Itabira, Maria Aparecida de Oliveira e sua equipe técnica, convidados externos e imprensa local e regional.
Romeu Zema, em entrevista, disse que “a gestão privada pode muito ajudar a gestão pública, pode ensinar questões práticas ao setor público. Precisamos trabalhar com pessoas capacitadas, éticas, contando com um bom time, porque é através de gente competente que as coisas acontecem. Infelizmente, no Brasil, muitas vezes no setor público, quem é eleito acaba sendo obrigado e pressionado a levar pessoas que não têm esse perfil, e aí as coisas não dão certo”, afirma.
Ainda, segundo o Governador, “a secretaria de saúde, aqui representada pelo gestor estadual, Carlos Eduardo Amaral, que nos acompanha, tem mapeado todo estado de Minas e as regiões de saúde aonde há uma menor e uma maior segurança com relação às Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Estamos executando um trabalho dinâmico, um estudo situacional das regiões e do momento. Se tivermos uma incidência maior do novo coronavírus em determinada região, com toda certeza teremos que ativar mais leitos, mais UTI’s nessa região para que ela fique adequadamente atendida. Saliento que depois da pandemia, que não sabemos quanto tempo vai durar, teremos em Minas um setor de saúde mais bem estruturado, porque passaremos a contar com mais equipamentos e mais leitos, isto será um legado da pandemia”, observa.
De acordo com Romeu Zema, o Programa Minas Consciente, é uma proposta do estado de reativação gradual, segura e consciente das atividades econômicas nos municípios mineiros. Vale lembrar que o plano foi estruturado considerando cada tipo de atividade que deve estar operando de acordo com as questões de distanciamento social mínimo e de medidas de higiene. A adesão das prefeituras é importante, apesar da proposta não ser impositiva. “Eu acredito muito na gestão descentralizada e cada prefeito conhece muito melhor a sua realidade do que eu, governador. O plano é uma ferramenta que pode nortear as ações municipais mesmo que o gestor municipal não queira fazer a adesão à nossa proposta. Minas já venceu várias batalhas, mas a guerra será longa, tenho pedido maior empenho de todos quanto às medidas propostas de isolamento, porque ainda teremos meses de muita batalha”, enfatizou.
Em relação ao município de Itabira, com casos positivados de Covid-19 e a possibilidade de fechamento e interdição da mina de extração de minério da Vale, Romeu Zema comentou que o aumento de casos em algumas regiões é muito preocupante, muitos casos positivos e outros refletindo em óbitos. “O secretário de estado tem dialogado com prefeitos e lideranças na área de saúde de forma que as ações de combate ao coronavírus sejam intensificadas. Não descartamos, caso a situação se agrave, que medidas restritivas sejam adotadas, até mesmo um fechamento como já aconteceu no passado, porque precisamos manter a epidemia sob controle e não podemos permitir que o número de casos aumente e as pessoas não tenham mais condições de serem atendidas pelo sistema de saúde. É muito preocupante a situação de Itabira e aproveito para pedir àqueles munícipes e a toda a região que, se puderem ficar em casa, que fiquem, e aos que não puderem que tomem as maiores precauções, pois estamos lidando com um inimigo invisível, imprevisível e não sabemos por quanto tempo o vírus estará no meio de nós, portanto, toda cautela é pouca”, finaliza.
Novos Investimentos
A visita de Romeu Zema garantiu para a região a assinatura de adesão dos municípios ao Plano Minas Consciente quanto a flexibilização responsável das medidas de isolamento social, além da entrega de duas ambulâncias de remoção simples e do pagamento de 200 mil reais referente ao programa Rede Resposta Hospitalar às urgências e emergências. Ainda foram celebrados, repasses de recursos financeiros ao Hospital Imaculada Conceição, de Guanhães, e recursos advindos de emendas parlamentares propostas pelo deputado Professor Irineu e deputado federal Euclydes Pettersen.
O diretor executivo, Thales Carvalho, o provedor, Fernando Santos, juntamente com Daniel Pimenta e Silvana Coelho, todos do Hospital Imaculada Conceição, além de outras autoridades, acompanharam Zema em uma visita à instituição que passa por reformas estruturais importantes e habilitação de 10 novos leitos de UTI com o apoio do Estado.
A prefeita de Guanhães, Dóris Campos, agradeceu as ações do estado na região e o empenho dos deputados majoritários pelos recursos disponibilizados para a microrregião. “O trabalho sério e articulado das autoridades presentes possibilitou a oportunidade de entregarmos à nossa população 42 leitos de enfermaria para assegurar o tratamento da Covid-19 durante a pandemia, bem como de 10 leitos de UTI. Este momento de incertezas também nos deixa cheios de esperança por poder contar com a ajuda de muitos. A presença do governador Zema nos traz perspectiva e confiança para continuar trabalhando pela qualidade de vida de cada cidadão”, salienta.
“Para a nós, a presença do Governador Romeu Zema traz importantes contribuições do Estado para a área de saúde de nossa região. Nesse momento importante e ímpar, vivenciando uma pandemia, em que muitas ações merecem nosso olhar especial, é muito significativo que as lideranças de nossa região estejam atentas e voltadas às nossas reivindicações e que nos atendam de forma qualificada e tão especial. Juntos, nós enfrentaremos as situações que se apresentarem, contando com a ajuda de todos, quantos possam dentro de suas possibilidades e instituições, colaborar para a solução mais viável e imediata de nossos problemas pelo diálogo franco, aberto, responsável e, sobretudo, de compromissos com as causas da saúde pública”, observou a diretora da Regional de Saúde de Itabira, Maria Aparecida de Oliveira.
Autor: Darliéte Martins