A Regional de Saúde de Teófilo Otoni realizou na última sexta-feira (15/5), uma videoconferência sobre o programa “Minas Consciente – Retomando a economia do jeito certo”. Participaram prefeitos, secretários de saúde dos 57 municípios que integram a Macrorregião Nordeste, equipe técnica das Regionais de Saúde de Teófilo Otoni e de Pedra Azul, representantes do Cosems e do Ministério Público Estadual.
O plano visa a flexibilização das medidas de isolamento social nos municípios, permitindo a retomada gradual, progressiva e regionalizada das atividades, embasada em critérios e dados epidemiológicos e econômicos.
O programa divide as atividades econômicas em quatro “ondas”: onda verde (serviços essenciais), onda branca (abrange atividades que apresentam baixo risco de contaminação), onda amarela (médio risco) e onda vermelha (alto risco). Essas ondas são alteradas de forma progressiva, considerando a capacidade assistencial e a evolução da Covid-19 em cada Macrorregião.
Segundo Leonardo Alves Pereira, técnico do Núcleo de Regulação da SRS Teófilo Otoni, essa mudança de onda pode ocorrer a qualquer momento, podendo progredir para uma onda de maior flexibilidade das atividades ou retroceder para uma onda de menor flexibilidade.
A Macrorregião Nordeste retrocedeu da onda branca para a onda verde, após analise do Comitê Extraordinário Covid-19 sobre a evolução da doença na região e disponibilidade de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para Covid-19.
A decisão em aderir ao programa ficará a cargo do chefe do poder executivo municipal. Caso o prefeito decida por não adotar as medidas do plano, as decisões referentes à flexibilização do isolamento social e à retomada das atividades econômicas permanecerão vinculadas às regras estabelecidas pela Deliberação do Comitê Extraordinário Covid-19 nº17 de 22 de março de 2020. “Caso contrário, o município estará em desconformidade com as normas que o estado estabeleceu para a retomada das atividades”, afirma Leonardo.
Durante a reunião, Emília Vilela Araújo, Coordenadora de Vigilância Sanitária da Teófilo Otoni, reforçou que a decisão do município em aderir ao programa deverá ser discutida nas Comissões Intergestores Bipartite (CIB) das Micros e da Macrorregião. “Toda decisão que um determinado município toma impacta diretamente nos municípios vizinhos”, declara.
Em Teófilo Otoni, cidade sede da Macrorregião Nordeste, até o momento 26 pacientes estão internados com Covid-19. Desses, 18 estão internados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), 13 em enfermarias clínicas e cinco em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Autor: Déborah Ramos Goeking