Nesta quinta-feira, 30/04, a Regional de Saúde de Divinópolis entregou para o município de Itaúna, na Macrorregião Oeste, 9 Kits de teste rápido que possibilitarão a realização de 180 testes rápidos para detecção da Covid-19. Participaram da entrega o coordenador da Vigilância em Saúde da Regional de Saúde de Divinópolis, Edilberto Flávio dos Santos, o secretário Municipal de Saúde do município, Fernando Meira de Faria e o deputado Estadual, Gustavo Mitre. Ao todo, os 53 municípios da Macro Oeste receberão, na primeira remessa, 151 Kits que possibilitarão a realização de 3.021 testes para doença.
Os testes rápidos detectam anticorpos IgM e IgG e são fundamentais como ferramenta diagnóstica alternativa para auxiliar o rastreio da infecção pelo coronavírus. O exame deve ser realizado após o sétimo dia do início dos sintomas e fica pronto em 15 minutos. A Secretaria de Estado de Saúde Minas Gerais (SES-MG) orienta que o teste seja aplicado para profissionais de saúde que atuem nos serviços de atenção primária, hospitais, pronto socorros e Unidades de Pronto Atendimento, profissionais de segurança pública em atividade que venham apresentar síndrome gripal com quadro respiratório agudo. O teste rápido também é indicado para pessoas que apresentem síndrome gripal residentes no mesmo domicilio de um profissional de saúde ou de segurança em atividade. Idosos com 60 anos ou mais e que receberam diagnóstico de síndrome gripal também são testados.
O coordenador de Vigilância em Saúde da Regional de Saúde de Divinópolis, Edilberto Flávio dos Santos, explicou que o teste recomendado pelo Ministério da Saúde para diagnóstico na fase aguda da COVID-19 é o molecular que permite a detecção de sequências virais, procurando material genético do vírus, neste caso, o novo coronavírus (SARS COV-02), nas células do paciente. Isto é feito pela técnica RT-PCR que amplifica o material genético.“ O teste rápido é mais uma ferramenta para auxiliar no combate à COVID-19. É importante testar o público recomendado para que interrompa a cadeia de transmissão, isolando este paciente para não se tornar um disseminador do vírus”, destacou o coordenador.
O Secretário Municipal de Saúde de Itaúna, Fernando Meira de Faria, destacou a necessidade de a população continuar com as medidas de distanciamento social. “É fundamental esta primeira remessa. Seguiremos os protocolos para isolar os casos positivos, porém é fundamental que a população continue a adotar as medidas de segurança, se cuidando, usando máscaras, evitar aglomerações e higienizar as mãos com frequência”, destacou o secretário.
“Estou à disposição para ajudar. Nós estamos ouvindo os técnicos e suas orientações para buscar soluções junto ao executivo do Estado que tem mostrado preocupação com saúde da região e do Estado”, ponderou o deputado estadual, Gustavo Mitre.
Testes rápidos
Os testes sorológicos ou testes rápidos como são conhecidos, são baseados na detecção de anticorpos IgM e IgG produzidos pela resposta imunológica de cada pessoa. Os anticorpos IgM relacionam-se a infecções recentes. Já os anticorpos IgG são infecções crônicas e detectadas, portanto, mais tardiamente. Os testes rápidos utilizam de amostras de sangue capilar ou venoso e soro/plasma. O Ministério da Saúde recomenda o primeiro, ou seja, amostras de sangue capilar para que oferecer maior celeridade no diagnóstico.
Autor: Willian Pacheco