Conselheiros tutelares empossados em 2020 participam de capacitação com apoio da Regional de Saúde de Diamantina

IMG 9067-1

Nesta terça e quarta-feira (28 e 29/01), a Regional de Saúde de Diamantina recebeu em seu auditório cerca de 100 conselheiros tutelares, vindos de 22 municípios da região. O evento foi promovido pela Diretoria Regional de Desenvolvimento Social (SEDESE/Diamantina), e contou a presença de servidores da regional de saúde, que participaram como palestrantes.

Entre os diversos temas apresentados durante a capacitação, os conselheiros foram orientados sobre a importância e responsabilidade do trabalho, suas obrigações e os instrumentos legais disponíveis para o bom desempenho de suas atividades, especialmente relacionados à atuação dos conselheiros junto à rede socioassistencial dos municípios.

“Há algum tempo, nós, da SEDESE/Diamantina, temos notado uma grande fragilidade na relação entre os conselhos tutelares com a rede socioassistêncial dos municípios, e isso não pode acontecer. O conselheiro tutelar é um ator muito importante nesse contexto, ele precisa saber como dialogar nessa rede, entender como são feitos os encaminhamentos, bem como os instrumentos legais que estão disponíveis para proteger os direitos das crianças e adolescentes, seja na área da saúde, educação, como nas demais áreas. É muito importante que eles tenham plena consciência disso”, destacou Juliano Pedro da Silva, diretor regional da SEDESE/Diamantina.

A Regional de Saúde de Diamantina participou abordando temas ligados às políticas públicas estadual de enfrentamento às violências; saúde mental, álcool e outras drogas e Imunização, apresentadas, respectivamente, pelos servidores Kesley Duarte de Jesus e Cláudio Luiz Ferreira Junior, Edna Moreira Reis e Carolina Di Pietro Carvalho, que são as referências técnicas da regional.

Vagner José Caldeira tomou posse no dia 10 de janeiro e, pela primeira vez, vai encarar os desafios de ser conselheiro tutelar no município de Couto de Magalhães de Minas. Ele enfatizou a importância da capacitação para atuar de forma plena e segura. “Nós iniciamos o trabalho com várias dúvidas, especialmente sobre as nossas reais atribuições, nossos deveres e competências. Apesar de ser uma capacitação rápida, tendo em vista o grande volume de conhecimento que teremos que absorver, ela foi muito importante para nortear nossas ações, além de trazer uma motivação a mais para todos nós”, elogiou o conselheiro Vagner.

“Enxergamos os conselheiros tutelares como grandes parceiros na promoção da saúde, eles estão na ponta, dentro da casa das pessoas, e podem contribuir muito com ações educativas, repassando e reforçando orientações e identificando possíveis violações dos direitos das crianças e adolescentes. A estrutura da regional e equipe estarão sempre à disposição para somar em ações dessa natureza”, ressaltou a superintendente regional de saúde de Diamantina, Cleya da Silva Santana Cruz.

Autor: Ricardo Maciel

Rolar para cima