A Regional de Saúde de Pirapora promoveu, por meio do Núcleo de Atenção Primária, um encontro de saúde bucal, reunindo profissionais de saúde dos municípios de Buritizeiro, Ibiaí, Pirapora, Ponto Chique, Lassance e Várzea da Palma. O objetivo do encontro foi discutir e fazer o repasse da “1ª Oficina de Cuidado Primário em Saúde: Detecção Precoce do Câncer de Boca e Manejo do Paciente Oncológico”, que ocorreu em 8/11 deste ano, em Montes Claros.
A referência técnica em Saúde Bucal da Regional de Saúde de Pirapora, Irene dos Anjos, ressaltou que “a princípio ficou acordado que cada município enviaria um representante com perfil de multiplicador e que este faria o repasse aos colegas, porém devido a importância do assunto a ser tratado, decidimos que uma roda de conversa seria mais proveitosa estendendo o convite a todos os cirurgiões da microrregião”, explicou.
A diretora da Regional, Adriana Katia, fez uma acolhida aos presentes, dando boas vindas e desejando que os laços entre os profissionais sejam fortalecidos cada vez mais, ressaltando que “eventos como este permitem a troca de experiências, bem como a ampliação do conhecimento, com o fim de desenvolver melhorias no processo de trabalho”. Ainda finalizou dizendo que “o objetivo é focar na prevenção do câncer de boca, ou ainda identificar a doença nos pacientes de forma precoce”.
O evento contou com a participação dos cirurgiões dentistas Uyara Cardoso, Estomatologista, do Município de Pirapora; Kênia Katia David, do Município de Lassance; e Maurício Lopes, do Município de Buritizeiro, que abordaram temas como a prevenção e diagnóstico de Câncer Bucal,
Durante a reunião, a cirurigiã dentista Kênia Katia David, relatou que a realização de uma primeira consulta e um acolhimento bem feitos pelo dentista podem identificar lesões precocemente e até reduzi-las. Uyara destaca que “os profissionais da saúde bucal devem examinar a cavidade oral por um todo e qualquer alteração encontrada deve ser identificada e solucionada o quanto antes. Ainda, Maurício destacou que “o dentista tem que vestir a camisa do paciente, fazendo o seu acompanhamento durante todo o tempo, para que ele não se perca pelo caminho”, afirmou.
Câncer Bucal
O Câncer Bucal, também conhecido como Câncer de Boca ou Câncer de Lábio e Cavidade Oral, é um tumor maligno que acomete os lábios, língua, a região embaixo da língua, o céu da boca, gengiva, amígdala e glândulas salivares, sendo mais comum em homens acima dos 40 anos.
Ele se configura como consequência de um distúrbio no processo de renovação do tecido epitelial que pode gerar um tumor e se disseminar pelo corpo. Esse distúrbio pode acontecer pela influência de fatores de risco.
É importante detectar precocemente o câncer, assim, deve-se atentar a qualquer indício, tais como: diante de lesão (feridas, caroços, manchas e/ou placas vermelhas ou esbranquiçadas) no lábio e na cavidade oral que não cicatrize em até 15 dias deve-se procurar logo um dentista ou uma unidade básica de saúde do SUS para avaliação.
Ainda, salienta-se que pessoas com maior risco para desenvolver câncer de boca (fumantes e consumidores frequentes de bebidas alcoólicas) devem fazer visitas periódicas ao dentista para um cuidadoso exame de rotina para se detectar precocemente esse tipo de câncer.
Autor: Lillian Tararam