A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais, ESP-MG, iniciou ontem, 27, o Curso de Formação Inicial para Ouvidores da Saúde do Estado de Minas Gerais. A atividade educacional, realizada em parceria com a Ouvidoria Geral da Saúde do Estado, vai até a próxima sexta.
Participam do curso cerca de 100 alunos, profissionais atuantes nas ouvidorias da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Regionais, Hemominas, Funed, Fhemig e de diversos Municípios de Minas.

A diretora geral da ESP-MG, Lenira Maia, realizou a abertura oficial do curso e deu as boas-vindas aos alunos agradecendo a equipe de coordenação e destacando a construção do processo formativo. “A Escola não trabalha com processos de formação prontos, nós partimos da demanda da ouvidoria, discutimos, construímos, planejamos, divergimos, trabalhamos junto às referências e ao serviço para oferecer, ao maior número de alunos, um curso com a qualidade ESP-MG”, disse.

A Ouvidora Geral da Saúde do Estado, Thamiris Maciel, destacou a importância desta formação na ESP-MG para fortalecimento da rede de ouvidores saúde, que tem uma demanda de mais de 50 mil atendimentos por ano. “Este curso foi criado a partir da demanda da ouvidoria, a ESP conduziu o processo de levantamento dos temas relevantes para os alunos e nós mobilizamos e escutamos as unidades”, disse.
Segundo ela, a Ouvidoria precisa de Educação Permanente. “Pretendemos ter uma formação continuada junto à Escola, para ampliar o conhecimento dos profissionais no tema e consequentemente, melhorar nossa capacidade de atendimento ao cidadão”, destacou.

O curso
A formação, coordenada pela Superintendência de Política, Planejamento e Gestão da ESP-MG, tem como principais objetivos discutir o papel e as responsabilidades da Ouvidoria no SUS; debater os processos de trabalho a partir de situações práticas relacionadas à ouvidoria; e, por meio de maior compreensão da saúde pública e organização dos serviços de saúde, contribuir para a melhoria do atendimento à população.
O curso tem carga horária de 28 horas e aborda diversas temáticas, dentre elas: O trabalho do ouvidor, Regulação em Saúde, Organização do SUS, acolhimento, análise de dados e informação em saúde.

Autor: Jean Alves (ESP-MG)