Regional de Saúde de Pouso Alegre promove oficina de capacitação do sistema SI-PNI

oficina SIPNI 1

A Regional de Saúde de Pouso Alegre promoveu entre os dias 13 e 18 de dezembro uma oficina do sistema de informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI). Na ocasião, estiveram presentes as referências técnicas do Programa de Imunização e digitadores do sistema SI-PNI dos 53 municípios da jurisdição da Regional.

O objetivo principal da oficina foi aprimorar a emissão de relatórios mensais, a fim de possibilitar a análise correta dos dados digitados e o monitoramento das coberturas vacinais, gerenciar as informações inseridas no sistema para planejar medidas que tragam melhorias na cobertura vacinal, além de identificar as populações mais vulneráveis às doenças imunopreveníveis através de relatórios gerados de forma sistemática.

Durante o evento os profissionais puderam avaliar a qualidade dos dados de vacinação individualizados de cada um de seus municípios, além do conhecimento dos faltosos, abandono de esquemas, esquema incompleto e aprazamento, análise de coberturas vacinais, homogeneidade de coberturas, taxas de abandono de vacinas, homogeneidade, análise do uso e perda de imunobiológicos.

A oficina foi organizada e ministrada pelas referências técnicas do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Regional de Pouso Alegre, Irene Podversek Reis, do Programa de Imunização e Fabiana Custódio do SI-PNI.

Para Irene Podversek Reis é importante o comparecimento ao evento, já que “através dele será possível compreender o sistema e, por conseguinte avaliar a qualidade dos dados de vacinação inseridos no sistema SI-PNI através da emissão de relatórios mensais, tendo assim um controle específico dos vacinados e população à vacinar e o conhecimento satisfatório das coberturas vacinais”, afirmou.

O objetivo fundamental do SI-PNI é possibilitar aos gestores envolvidos no programa uma avaliação dinâmica do risco quanto à ocorrência de surtos ou epidemias, a partir do registro dos imunos aplicados e do quantitativo populacional vacinado, que são agregados por faixa etária, em determinado período de tempo, em uma área geográfica. Por outro lado, possibilita também o controle do estoque de imunos necessário aos administradores que têm a incumbência de programar sua aquisição e distribuição.

Autor: Juliana Horta

Rolar para cima