A Regional de Saúde de Uberlândia (SRS Uberlândia) nesta segunda-feira (27/11) a Oficina Devolutiva do Diagnóstico para os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO). O objetivo da Oficina foi discutir, compartilhar e alinhar informações sobre a organização da Rede de Atenção à Saúde e os fluxos de referência e contra referência.
Em parceria com a residência em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), a Atenção Primária da Regional iniciou em junho de 2017 o Projeto de Diagnóstico dos CEO´s. Uma das etapas do projeto foi a realização de um diagnóstico situacional e de perfil profissional dos trabalhadores em saúde, que foi apresentado na Oficina.
“Os profissionais dos CEO´s são altamente qualificados, porém identificamos que não estava claro para eles qual é o papel dos CEO´s, os fluxos de assistência e as portas de entrada para o serviço”, apontou a referência técnica em saúde bucal da Atenção Primária da Regional de Saúde de Uberlândia, Ézio Borges. A partir deste diagnóstico, foram convidados para a Oficina diretores e as equipes profissionais dos CEO´s de Tupaciguara, Patrocínio, Araguari e Uberlândia. Por meio da metodologia ativa, os participantes discutiram o conceito de redes, suas características, fundamentos, atributos e componentes específicos da saúde bucal, o papel e fluxo da referência e contra referência.
O produto principal da Oficina é a validação dos fluxos e protocolos de encaminhamento de referência e contra referência nos CEO´s, explicou Eduarda Franco, dentista residente em saúde coletiva no Núcleo de Atenção Primária da Regional de Saúde de Uberlândia. “Nós pretendemos que este fluxo seja único na região do Triângulo Norte. E para que ele seja efetivo, precisamos de uma parceria entre a Atenção Primária e a Atenção Especializada em Saúde”. Ainda segundo a dentista, um representante de cada CEO será eleito na Oficina para que possa representar e apresentar à Atenção Primária esses protocolos e fluxos. Em 2018, em continuidade ao Projeto, a Regional de Saúde de Uberlândia irá treinar a Atenção Primária para aplicarem corretamente o protocolo e executarem os fluxos de assistência.
Para os usuários do SUS, a organização da rede é importante para a qualidade de seu atendimento, “O usuário caminha nesta rede para conseguir ter acesso aos serviços. Para que tenham uma atenção integral e longitudinal, esta rede precisa ter um fluxo e protocolo estabelecidos para que os usuários caminhem de forma mais tranquila, clara e efetiva”, concluiu a dentista.
Na região da Superintendência, cinco CEO´s estão implantados: três que atendem à população da região nos municípios de Tupaciguara, Patrocínio e Araguari e dois municipais em Uberlândia. Para ter acesso aos serviços especializados, o usuário precisa procurar a Unidade Básica de Saúde de seu bairro para o encaminhamento adequado.
Foram facilitadoras da Oficina a professora Liliane Tannús, docente da UFU, e as residentes Eduarda Franco e Marianna Bastos.
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Autor: Priscilla Fujiwara