A Regional de Saúde de Coronel Fabriciano promoveu entre os dias 29/08 a 01/09, oficina para formação de tutores da “Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil”. A oficina foi realizada no UnilesteMG, em Ipatinga, com a participação de 14 municípios que compõem a microrregião de saúde de Ipatinga.
Segundo a nutricionista Aline Eliane dos Santos, Referência Técnica do Programa de Estratégia de Alimentação e Nutrição da Regional de Coronel Fabriciano, o objetivo da oficina é formar tutores e qualificar nutricionistas e profissionais de saúde da Atenção Básica dos municípios, intensificando as ações de apoio e promoção ao aleitamento materno e alimentação complementar saudável. “É uma forma de educação continuada. Com esta estratégia esperamos melhorar os índices de aleitamento materno em nossa região e incentivar a promoção da alimentação mais saudáveis nas crianças no âmbito da Atenção Primária”, explicou Aline.
A bióloga Adriana Procópio Rosa, Referência Técnica do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) da Regional de Saúde de Itabira, ressaltou que a oficina tem uma abordagem reflexiva, onde os participantes trazem suas experiências locais e discutem a prática do aleitamento materno e alimentação complementar saudável. “Essa oficina é o ponto de partida para o desenvolvimento de ações, para promover e apoiar a prática do aleitamento materno e alimentação saudável aos usuários do SUS. Estes tutores que foram formados nesta oficina serão responsáveis em realizar outras oficinas nas suas respectivas equipes e UBS’s”, destacou Adriana.
A oficina contou com o apoio técnico da nutricionista Gheise Patrizzi Silva, Referência Técnica do NASF do município de Ipatinga e das Referências Técnicas do NAPRIS da Regional de Coronel Fabriciano, Jordânia Lugão e Sônia Andrade.
Durante a oficina, os profissionais discutiram na prática a realidade vivenciada por eles no dia a dia das famílias e simularam situações reais das Unidades Básicas de Saúde, especialmente no que diz respeito ao contato dos agentes comunitários de saúde com as famílias, e das experiências no convívio mais próximo com as mães e seus filhos.
A estratégia
A “Estratégia Nacional para Promoção do Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável no SUS – Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil”, lançada em 2012, é o resultado da integração de duas ações importantes do Ministério da Saúde: a Rede Amamenta Brasil e a Estratégia Nacional para a Alimentação Complementar Saudável (ENPACS), que se uniram para formar essa nova estratégia, que tem como compromisso a formação de recursos humanos na atenção básica.
A base legal adotada para a formulação da estratégia são políticas e programas já existentes como a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), a Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS), a Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), a Política Nacional de Aleitamento Materno (PNAM) e a Rede Cegonha.
Autor: Flávio Samuel