Na última sexta-feira (02/12), tomaram posse os novos membros do Conselho Municipal de Saúde de Montes Claros, entre eles a superintendente da Regional de Saúde de MOntes Claros, Patrícia Aparecida Afonso Guimarães Mendes e a coordenadora do Núcleo de Regulação, Marlúcia de Fátima Maia. Ao todo, foram empossados 32 membros titulares e 32 suplentes.
O Conselho é composto por 50% de representantes de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e os demais membros representam os governos Federal, do Estado e instituições prestadoras de serviços de saúde. Na próxima quarta-feira (07/12), a partir das 14 horas, será realizada nova reunião do Conselho para escolha dos membros da diretoria. A reunião será realizada na Secretaria Municipal de Saúde com a participação dos titulares e suplentes.
Durante a solenidade de posse, realizada no auditório da Câmara Municipal, ao falar em nome do Governo do Estado, Patrícia Guimarães destacou a importância do trabalho que o Conselho Municipal de Saúde desenvolve levando-se em conta que a fiscalização dos serviços de saúde e definição de ações implementadas repercutem em todo o Norte de Minas, pelo fato de que os serviços de saúde de alta complexidade estão sediados em Montes Claros.
A superintendente lembrou que “o município de Montes Claros se constitui num importante protagonista no setor de saúde, pois foi aqui onde foram implantadas as primeiras ações que originaram a criação do SUS. E, atualmente, Montes Claros continua sendo pioneira na execução de novos projetos, como é o caso da implantação da primeira rede de atendimento de pessoas vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC) em Minas Gerais”, destacou Patrícia Guimarães.
A partir de Montes Claros outro projeto inovador começou a ser implementado neste mês no Norte de Minas, numa iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), Ministério da Saúde e Organização Pan-Americana de Saúde. Trata-se do Projeto Zero Mortalidade Materna por Hemorragia Pós-Parto que envolve a introdução de nova tecnologia para atendimento de gestantes em situações de urgência e emergência.
O secretário municipal de saúde, Geraldo Edson de Souza Guerra destacou que, nos últimos anos, diante de muitos problemas vivenciados pelo setor de saúde, a Superintendência Regional de Montes Claros tem implementado importantes ações tendo, inclusive, assumido a gestão dos serviços hospitalares.
“O Governo do Estado é o principal parceiro dos municípios no que se refere aos serviços de saúde e a Superintendência Regional de Montes Claros tem desempenhado papel de destaque num momento que enfrentamos muitas dificuldades”, frisou o secretário.
O conselheiro, José Geraldo Cangussú (Kojak) lembrou que a partir do próximo mês os novos membros do Conselho Municipal de Saúde terão papel de fundamental importância a desempenhar, levando-se em conta que Montes Claros passará a ter novo prefeito que assumirá o desafio de receber de volta a gestão dos serviços hospitalares e que atualmente estão sob a responsabilidade do Governo do Estado. Para que isso aconteça, o município terá que estar devidamente preparado para retomar a gestão hospitalar, pois terá que atender demandas oriundas de outros 85 municípios do Norte de Minas.
Seminário
Ainda durante a posse dos novos conselheiros municipais de saúde, Patrícia Guimarães anunciou que em fevereiro de 2017 Montes Claros sediará seminário envolvendo todos os conselhos municipais de saúde do Norte de Minas. Entre outros objetivos estará o alinhamento de ações visando o fortalecimento do controle social em relação aos serviços de saúde.
Autor: Pedro Ricardo