A Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS) realiza nesta quinta e sexta-feira (20/10 e 21/10) duas oficinas de capacitação de profissionais que atuam na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), em 53 municípios do Norte de Minas.
Atendendo demandas de profissionais, nesta quinta-feira, no auditório da Escola Técnica de Saúde da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), o tema “depressão” foi debatido com apresentação do psiquiatra do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Francisco Sá, Marcelo Ferreira. Na sequência, profissionais dos CAPS de Grão Mogol e de Coração de Jesus apresentaram estudos de casos que nortearam debate e troca de experiências entre os participantes da oficina.
Na parte da tarde foi abordado o tema “suicídio”. Palestra sobre o assunto foi ministrada pelo psicólogo e psicanalista, Ted Nobre Evangelista. Em seguida a referência técnica em saúde mental da Superintendência Regional de Saúde, Alcina Mendes Brito falou sobre a prevenção do suicídio na saúde pública.
Nesta sexta-feira, será realizada a palestra “A assistência farmacêutica no Sistema Único de Saúde”, ministrada pela coordenadora do Núcleo de Assistência Farmacêutica da SRS de Montes Claros, Viviane Verbênia.
Alcina Brito destaca a importância da capacitação dos profissionais que atuam em todos os municípios da região visando possibilitar a melhoria e o incremento da qualidade dos serviços prestados à população, bem como facilitar o acesso aos serviços já existentes e que são mantidos pelo SUS.
“Os temas que estão sendo tratados nas oficinas foram propostos pelos próprios profissionais da Rede de Assistência Psicossocial. No caso específico da depressão e suicídio, trata-se de questões de saúde pública e estão diretamente relacionados à saúde mental”, afirma Alcina Brito.
Por sua vez, a superintendente regional de saúde de Montes Claros, Patrícia Aparecida Afonso Guimarães Mendes, destaca a importância do investimento na capacitação dos profissionais da rede de atenção psicossocial, levando-se em conta que desde o ano passado a SRS vem trabalhando no sentido de, junto com os municípios, dotar as microrregiões de saúde do Norte de Minas de melhor infraestrutura tanto na atenção primária como nos serviços de maior complexidade.
Atualmente a Rede de Atenção Psicossocial do Norte de Minas conta com 18 centros de atenção psicossocial e duas unidades de acolhimento, sendo uma infanto-juvenil sediada em Janaúba e uma para adultos, em Montes Claros. A rede também é constituída por um serviço residencial terapêutico e 40 leitos de saúde mental instalados em hospitais gerais.
24ª reunião do Colegiado Gestor Regional de Saúde Mental
Ainda nesta sexta-feira será realizada, no auditório do Hospital Universitário, a 24ª reunião do Colegiado Gestor Regional de Saúde Mental. Os colegiados regionais tem como finalidade assessorar os municípios na condução da política estadual de saúde mental, avaliar e monitorar a implantação e implementação da política de saúde mental e da RAPS regional.
Na ocasião, tomarão posse os novos membros e o Colegiado Regional de Saúde Mental passará a contar com a seguinte composição: referência técnica em saúde mental da Superintendência Regional de Saúde; representantes dos núcleos de atenção primária à saúde; urgência e emergência; vigilância em saúde; coordenadores ou referências técnicas municipais de saúde mental; representantes do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) e Superintendência Regional de Desenvolvimento Social. Também haverá a indicação do plenário do Colegiado de vagas para participação de usuários através das associações de familiares e usuários dos serviços de saúde mental, álcool e outras drogas, e um representante da Superintendência Regional de Desenvolvimento Social.
Autor: Pedro Ricardo