SES-MG promove grupo de estudos para revisão da Política Nacional de Atenção Básica

Crédito: Marcus Ferreira

Nesta sexta-feira (16/09), foi realizado em Belo Horizonte, na Cidade Administrativa de Minas Gerais, a reunião para revisão da Política Nacional de Atenção Primária do Sistema Único de Saúde (SUS). A subsecretária de Políticas e Ações em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Maria Aparecida Turci, destacou a importância dessa discussão sistematizada e relevante para a qualificação da saúde pública, considerando também que os debates em torno do tema não devem ficar restritos ao âmbito da gestão. Clique aqui e confira a nossa galeria de fotos.

“Os municípios, representados pelo Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS) e pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), são o principal motor que impulsiona a revisão da Atenção Primária. O objetivo desse grupo de estudos é possibilitar que o Estado de Minas Gerais tenha uma participação qualificada nessa discussão”, explicou Maria Turci.

A Superintendente de Atenção Primária à Saúde da SES-MG, Ana Paula Medrado, pontuou que esse processo de revisão vem acontecendo desde 2015 e também destacou a importância dessa revisão no atual cenário brasileiro.

Ao longo do encontro foram abordados temas como a redefinição do papel dos Agentes Comunitários de Saúde (e as competências necessárias para que esses profissionais integrem a equipe de Atenção Básica/Saúde da Família), o parâmetro de cobertura populacional e as atribuições e papel desempenhado pelas equipes dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família(NASF).

Atenção Básica da Saúde em Minas Gerais

A Atenção Básica é constituída pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), pela Equipe de Saúde da Família (ESF) e pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), enquanto o nível intermediário de atenção fica a encargo do SAMU 192 (Serviço de Atendimento Móvel as Urgência), das Unidades de Pronto Atendimento (UPA), e o atendimento de média e alta complexidade feito nos hospitais.

Com o objetivo de garantir a todas as mineiras e a todos os mineiros acesso universal e integral à saúde, a SES-MG vem buscando elaborar políticas públicas que busquem melhorar as condições de acesso aos serviços prestados pelo SUS, não só fortalecendo a atenção básica em apoio aos municípios, como também os procedimentos de média e alta complexidade ambulatorial e hospitalar em Minas Gerais.

 

Autor: Fernanda Rosa

Rolar para cima