GRS de Ubá realiza sobre organização do componente hospitalar da Rede de Urgência e Emergência

Imagem

Nesta quarta-feira (08/06), a Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá realizou um treinamento com a participação de representantes dos Hospitais com leitos de UTI de Retaguarda na Rede Urgência e Emergência, além de secretários municipais de saúde.

O tema da reunião foi a “Organização do Componente Hospitalar da Rede de Urgência e Emergência” abordando assuntos pertinentes à Portaria Nº 2.395, de 11 de Outubro de 2011 que preconiza, dentre outros termos, a implantação do Núcleo de Acesso e Qualidade Hospitalar (NAQH) e do Núcleo Interno de Regulação (NIR), um atendimento mais humanizado através das diretrizes da Política Nacional de Humanização (PNH), articulação dos pontos de atenção à saúde visando garantir uma melhor assistência e continuidade do cuidado ao usuário mediante fortalecimento da referência e contrarreferência. 

O treinamento foi realizado em dois turnos, manhã e tarde, tendo como apoio os profissionais dos Núcleos de Redes de Atenção à Saúde, de Regulação e Atenção Primária à Saúde: Ana Cristina Dias Custódio (coordenadora do NRAS), Luiz Afonso Ramos Galvão (coordenador do Núcleo de Regulação), Célia Maria Calderano Gonçalves dos Santos (referência técnica do NRAS), as enfermeiras Elis Regina de Oliveira Mattos e France Araújo Coelho (NAPRIS e NRAS, respectivamente) e Wanessa da Silva Carvalho Magalhães (referência técnica do Núcleo de Regulação) que dispuseram acerca de diversos temas relacionados à Rede UE. O evento contou também com palestrantes da Fundação Cristiano Varella, localizada em Muriaé, que explanou sobre processos de trabalho relacionados ao NIR e NAQH e, também, uma experiência exitosa de Visita Aberta em UTI da Casa de Saúde Santa Lúcia de Muriaé. 

Segundo a coordenadora do Núcleo de Redes, Ana Cristina, é importante buscar o alinhamento das ações e maior integração e comunicação entre os níveis de complexidade da rede de atenção à saúde, além de implantação de processos de trabalho nas instituições hospitalares, para que seja realizada uma assistência cada vez mais “Nosso objetivo com o treinamento é aproximar esse diálogo com os prestadores da região e refletir sobre os novos conceitos que estão sendo introduzidos com foco na organização e qualidade da assistência. Sabemos das dificuldades enfrentadas e da particularidade de cada instituição, porém, é necessário iniciar a discussão e planejamento de ações com intuito de alcançar os objetivos propostos” comentou.

A enfermeira do Núcleo de Atenção Primária, Elis Regina durante o treinamento pontuou sobre o tema “Referência e Contrarreferência” e sua importância no acompanhamento e continuidade do cuidado. “Quanto a minha experiência com a Atenção Primária vejo que, a contrarreferência efetiva do paciente da Média e Alta complexidade às UBS’s é muito importante para auxiliar no melhor atendimento daquele paciente” disse.

Durante o treinamento, o secretário municipal de saúde de Ubá, Thiago de Castro, propôs realizar uma reunião com os prestadores da cidade e coordenação da atenção primária para traçar uma estratégia de implantação do formulário padrão de Referência e Contrarreferência. “Será um momento de testarmos a efetividade dessa iniciativa junto aos demais setores relacionados e buscarmos a melhoria do fluxo de atendimento” destacou.

 

Autor: Tainara Martinho

Rolar para cima