Regional de saúde de Unaí promove Seminário com pequenos produtores rurais

Crédito: Jessika Caldeira

Nesta sexta-feira (20/05), a Gerência Regional de Saúde de Unaí através do Projeto Noroeste Empreendedor promoveu na cidade de Paracatu oI Seminário com o tema Consolidação de parcerias para inclusão produtiva, segura e viável: “Habilitação Sanitária do Estabelecimento Agroindustrial Rural de Pequeno Porte- Um desafio necessário”. O encontro teve como objetivo principal promover a inclusão produtiva através do trabalho em rede para agregação de valores, promoção de renda e segurança alimentar.

O evento surgiu diante das dificuldades dos municípios em adquirirem produtos dos agricultores familiares para a merenda escolar, aliado ao grande quantitativo desses empreendedores na região de saúde do Noroeste de Minas Gerais.  

O Seminário contou com presença do Secretário Estadual de Desenvolvimento Agrário Professor Neilvaldo, da Diretora de Vigilância em Alimentos SES-MG, Ângela Ferreira Vieira, do Gerente de Educação Sanitária e Apoio Agroindustrial Familiar (IMA), do Diretor Regional de Saúde de Unaí Luiz Araujo Ferreira e do Médico Veterinário Coordenador do Serviço de Inspeção de Maracaju, Rodrigo Olegário Ferreira.

O Secretário Estadual de Desenvolvimento Agrário, Professor Neivaldo, salientou a importância do evento: “Nossa região conta com vários tipos de produção. A grande importância desse seminário é ouvir os produtores, os problemas e as dificuldades”.

“Esse evento tem uma dimensão muito grande, por que infelizmente hoje o agricultor familiar não consegue entender como se adequar às normas”, Salientou Rodrigo Olegário Ferreira.

O Projeto abrange 24 municípios: Arinos; Bonfinópolis de Minas; Brasilândia de Minas; Buritis; Cabeceira Grande; Chapada Gaucha; Dom Bosco; Formoso; Guarda Mor; João Pinheiro; Lagamar; Lagoa Grande; Natalândia; Paracatu; Pintópolis; Presidente Olegário; Riachinho; Santa Fé de Minas; São Gonçalo do Abaeté; Unaí; Uruana de Minas; Urucuia; Varjão de Minas e Vazante.

São parceiros da GRS-Unaí no Projeto Noroeste Empreendedor: AMNOR (Associação dos Municípios do Noroeste de Minas), CONVALES (Consórcio de Saúde e Desenvolvimento dos Vales do Noroeste de Minas), EMATER (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais – Regional Unaí), FETAEMG (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais), IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária – Regional Unaí), SEBRAE (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais- Micro Unaí), Núcleo de Vigilância Sanitária e Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – Instituto de Ciências Agrárias – ICA/UFVJM e outros 25 que fazem interface com a Agricultura Familiar.

Autor: Jessika Caldeira

Rolar para cima