Regional de BH alerta população sobre riscos da tuberculose

Crédito: Alessandra Maximiano
As pessoas que passavam pela Praça Sete nesta manhã, 23/03, receberam informações sobre os sintomas e tratamento da tuberculose. A ação foi promovida pela Superintendência Regional de Saúde de Belo Horizonte (SRS-BH), que alertou a população acerca da gravidade da doença. Funcionários da SRS-BH distribuíram material informativo da campanha, que incentiva as pessoas, em caso de início dos sintomas, a procurarem uma unidade básica de saúde. 
De acordo com a referência Técnica em Tuberculose da SRS-BH, o médico João Ildeu, a tuberculose ainda é bastante frequente no Brasil e no mundo, ocasionando mais óbitos que a AIDS. No Brasil, a doença provoca 14 mortes por dia e, em Minas Gerais, uma morte a cada 2 dias. O vendedor Pierre de Moura participou das ações na Praça Sete e contou que há um tempo está com tosse e agora irá realizar o exame para tirar a dúvida. “Estou tossindo já tem umas duas semanas e, com a correria do dia a dia, a gente se acostuma com a tosse. Mas é sempre bom verificar como está a saúde e vou fazer isso o mais rápido possível”, disse.
 
Ainda segundo o médico João Ildeu, toda pessoa com tosse há mais de 3 semanas, com ou sem escarro, deve procurar uma unidade de saúde. Outros sintomas que também podem ocorrer são: suor noturno, perda de peso, falta de apetite, cansaço e dor no peito. A auxiliar de cozinha Alessandra de Souza Lima, que também passava pela Praça Sete, achou o material informativo muito bom. “Gosto quando recebo esse tipo de material. Mostro para os meus parente e vizinhos. Saúde é um assunto importante para todo mundo“, afirmou.
 
O Brasil encontra-se na 17ª colocação em ocorrência de Tuberculose, com aproximadamente 75 mil novos casos por ano: um caso a cada 4 segundos. A meta do Ministério da Saúde é a detecção de pelo menos 70% dos casos e 85% de cura. O tratamento da doença é eficaz, gratuito e rápido, durando cerca de 6 meses. 

Autor: Alessandra Maximiano

Rolar para cima