Foi realizado nessa quinta-feira (25/02), na Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade de Divinópolis, a terceira etapa do Fórum Regional Oeste. Na ocasião, foram apresentadas a devolutiva dos problemas e necessidades apontadas pelas instituições representativas do governo e pela população nas duas etapas anteriores.
No total, os participantes elencaram 119 propostas relacionadas à área da Saúde e proteção Social, o que corresponde a 37% do total das 322. Os outros eixos foram: desenvolvimento produtivo, científico e tecnológico (41), Educação e Cultura (88), Infraestrutura e logística (38) e segurança Pública (36).
A Superintendente Regional de Saúde de Divinópolis, Gláucia Sbampato, apresentou as demandas com os encaminhamentos da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. A Superintendente falou sobre os investimentos da Rede de Urgência e Emergência, Atenção Básica, Vigilância em saúde e farmácia. “Estamos respondendo às prioridades elencadas pela população que vão desde a revisão da judicialização da saúde, intervenção e fiscalização no Hospital São João de Deus, à ampliação da Atenção primária, incentivo e apoio às unidades hospitalares, capacitação permanente dos profissionais de saúde entre outras”, ressaltou a Superintendente.
Fóruns Regionais
Lançado em 2015, os Fóruns Regionais foram criados para entender melhor quais são as prioridades em todo o Estado de Minas Gerais. Ao todo, são 17 Territórios de Desenvolvimento que permitem que o governo identifique e possa estabelecer um plano de ação que considere o que realmente é importante para os mineiros. Os Fóruns Regionais chegam à terceira etapa com 34 encontros realizados, 25 mil participantes e 12 necessidades apontadas pela população do Estado de Minas Gerais.
Autor: William Pacheco