
Para a referência Técnica em Dengue da Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni, Augusto Bernardo do Monte, essas ações são resultado de um trabalho feito pelo Núcleo Regional de Mobilização Social junto aos municípios, em que foi enfatizada a importância de mobilizar os cidadãos para o combate à dengue. “O entendimento desse objetivo pelo município tem contribuído bastante para o sucesso do trabalho, uma vez que existe um grande empenho em mobilizar a população”, afirmou.
Já a secretária Municipal de Saúde de Malacacheta, Edinamar Moreira, acredita que, com a mobilização, a população irá sentir a importância de chegar a suas casas e fazer a sua parte. “Esse trabalho é justamente para conscientizar todos sobre a importância da prevenção. É a continuação de um trabalho que estamos realizando durante todo o ano”, ressaltou. “Essas mobilizações mexem muito com a população e faz com que ela fique acordada e vigilante durante 24 horas, vendo o risco que todos nós corremos com relação à dengue”, acrescentou o coordenador de Endemias de Malacacheta, Francisco Alves Saldanha.
Para a coordenadora de Epidemiologia e Vigilância em Saúde de Malacacheta, Gilda Lopes Cordeiro, a ideia da formação do Núcleo Municipal de Mobilização Contra a Dengue em Malacacheta foi muito importante, pois por meio dele o município está conseguindo mobilizar toda a sociedade civil, principalmente as escolas, que são o maior parceiro. Esse é o nosso ponto de partida na mobilização e conscientização de toda a população do nosso município”, afirmou. “Estamos preocupados com a dengue em nosso município, por isso temos feito vários movimentos de mobilização, juntamente com o Núcleo Municipal de Mobilização contra a dengue, conscientizando toda a população sobre o que é seu dever”, finalizou a prefeita do município, Maria Ivone Ramalho dos Santos.
Autor: Lineu Cardoso