Técnicos do Norte de Minas participam de curso sobre saúde do trabalhador

Foto: Pedro Ricardo

A saúde do trabalhador e a vigilância em ambientes e processos de trabalho são temas de curso de capacitação que a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS) começou a ministrar nesta terça-feira, 1/12, em Montes Claros. O treinamento conta com a participação de referências técnicas dos municípios que compõem as regiões de saúde de Coração de Jesus, Montes Claros/Bocaiúva e Francisco Sá.

O trabalho foi iniciado na semana passada, em Janaúba, envolvendo a participação das referências técnicas municipais representantes dos municípios que compõem a região da Serra Geral de Minas. Já entre os dias 7 e 11 de dezembro a capacitação terá continuidade envolvendo referências técnicas dos municípios da região de saúde Salinas/Taiobeiras.

A referência técnica em saúde do trabalhador do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da SRS de Montes Claros, Rita de Cássia Rodrigues, destaca a importância da realização do curso levando-se em conta se tratar da atualização do caderno que organiza as práticas de vigilância em saúde do trabalhador nos municípios mineiros. O treinamento começou nesta terça-feira, às 8h30, na sede do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest), sediado em Montes Claros. O curso será encerrado quinta-feira abordando o tema “vigilância de ambientes e processos de trabalho”, explica.

Parcerias

Em setembro deste ano, com apoio da SRS de Montes Claros (SRS), o Cerest ministrou o primeiro curso de introdução à saúde e segurança do trabalho. Com duração de 16 horas aulas o treinamento foi ministrado no auditório do Sindicato dos Comerciários de Montes Claros, com participação de aproximadamente 30 representantes de vários sindicatos de trabalhadores. 

“O curso teve como objetivo capacitar sindicalistas visando possibilitá-los a adquirir uma visão técnica sobre segurança e saúde do trabalhador, a fim de aperfeiçoar o atendimento e a disseminação de ideias e práticas sobre o assunto”, ressalta a enfermeira do Cerest Sabrina Araújo. Na opinião da enfermeira, o estabelecimento de parcerias com os sindicatos de trabalhadores e outras instituições como a Superintendência Regional de Saúde são fundamentais para que o Cerest consiga implementar ações que tragam benefícios diretos para os trabalhadores das mais diversas categorias profissionais.

Autor: Pedro Ricardo

Rolar para cima