Polícia Militar realiza palestra sobre Programa de Educação Ambiental na Regional de Barbacena

Nesta segunda-feira (16/11), representantes da 13ª Companhia Independente de Meio Ambiente e Trânsito da Polícia Militar de Minas Gerais 13ª região realizaram uma palestra sobre o Programa de Educação Ambiental (PROGEA) para os servidores da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Barbacena. O evento foi promovido a convite do superintendente regional, Robson Vidigal, para apresentação do programa, com o objetivo de firmar uma parceria nos trabalhos de combate e prevenção à Dengue, uma vez que o Projeto da PM abrange a mobilização em temas de saúde pública e vigilância em saúde.

“Hoje nós temos a satisfação de apresentar esse programa que nasceu em nossa cidade de Barbacena em 2009 e nesse ano de 2015 passou a ser implementado em todo o estado de Minas Gerais”, destacou o representante da PMMG e mediador do PROGEA, Cabo Flisch.
O PROGEA consiste em um projeto pedagógico trabalhado pela polícia ambiental desde 2009 em escolas municipais dos municípios de Barbacena, Ibertioga e Antônio Carlos. O objetivo é estimular os estudantes do 4º e 5º anos do ensino fundamental na adoção de comportamentos socioambientais que visem contribuir para a sustentabilidade e qualidade de vida do ambiente no qual são inseridos. O conteúdo pedagógico abrange aspectos ambientais, sociais e aspectos do ambiente físico e estético da escola, tais como questões de coleta seletiva, saneamento básico, água, agrotóxicos, revitalização da área escolar e relação com a comunidade.

Em vista ao conteúdo que abrange temas da saúde, a Superintendência Regional de Barbacena busca uma parceria nesse trabalho para fortalecer a mobilização e divulgação de informações em relação ao combate à Dengue e outras endemias, de modo a envolver as crianças nas escolas como aprendizes e multiplicadores do tema junto às suas famílias, amigos e comunidades. “Hoje com essa apresentação temos o objetivo de firmar uma parceria com a Polícia Militar. Nós estamos preocupados com a situação da Dengue e também outras endemias como Chikungunya, Zika, entre outras. Achamos importante trabalhar com as crianças para levar essa conscientização para dentro das casas das pessoas. Nós sabemos das dificuldades que enfrentam os agentes de endemias para entrar nas casas ou para se sentirem confortáveis o suficiente para realizar seu trabalho. Nós temos a proposta de aprofundar esses temas que já são abordados nas aulas ministradas do PROGEA, especialmente em relação à Dengue, bem como de envolver os municípios nesse trabalho, o que poderá refletir até num melhor desempenho do trabalho de vigilância em saúde dos municípios realizado pelos agentes, uma vez que as escolas e as crianças atuarão como multiplicadoras e parceiras”, afirmou Robson Vidigal.

A próxima etapa da proposta de parceria da SRS Barbacena com a Polícia Ambiental no PROGEA está prevista para o início de dezembro, quando deverão se reunir as equipes das instituições envolvidas e também pedagogos e psicólogos da área da educação para adequação do conteúdo a ser aplicado nas escolas e elaboração de um projeto piloto para início da prática do projeto.

Autor: Priscila Rezende

Rolar para cima