Ponto dos Volantes se mobiliza para a gincana escolar sobre dengue

Imagem

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pedra Azul, realizou no período de 15 a 18 de setembro, nos municípios de Rio do Prado, Felisburgo, Jequitinhonha e Ponto dos Volantes, uma reunião com o grupo mobilizador municipal e realizou a oficina de reciclagem para a produção de puffs utilizando garrafas pets. O objetivo foi preparar o grupo mobilizador municipal para a gincana escolar sobre a dengue, que acontece em cada escola, e a gincana municipal, com a competição entre todas as escolas. Nesses quatro municípios, cerca de 70 escolas públicas e privadas serão convidadas a participar do projeto. Já na cidade de Medina, que conta com 22 escolas, a reunião do grupo mobilizador será no dia 29 de setembro.

Crédito: Allan Campos

Nas reuniões, o grupo mobilizador da regional de Pedra Azul apresenta aos municípios o projeto “Educa-Ação: rede mobilizadora e a proposta da intersetorialidade nos territórios da educação e saúde”. Em seguida, são formados três rodas de conversa (dengue, mobilização social e desenvolvimento sustentável), com o objetivo de debater esses temas e exemplificar para o grupo mobilizador municipal como os professores poderão executar o projeto em âmbito escolar. Em seguida, são tiradas as dúvidas sobre o projeto e realizada a oficina de reciclagem, que será uma das provas a serem realizadas pelos alunos na gincana escolar.

A referência de educação permanente e integrante do grupo mobilizador regional, Zeilzia Silva, ressaltou a importância da mobilização social. “Os grupos mobilizadores municipais devem estabelecer sua dinâmica de funcionamento visando proporcionar debates, rodas de conversas, aprendizados e a energia necessária para manter os participantes mobilizados, atuantes e realizando as ações voltadas à execução dos projetos e ou demandas que surgirão. Acredito que o êxito destes grupos está diretamente ligado à sua autonomia, criatividade e respeito aos limites e potencialidades locais, assim como à sua capacidade de realizar ações contínuas de articulação local e envolvimento dos diversos atores em cada município”.

A professora da Escola Estadual Alonzo Barbusa e integrante do grupo mobilizador municipal de Ponto dos Volantes, Fabilane Fagundes, destacou a importância da integração entre saúde e educação. “Quando as áreas da saúde e educação trabalham em conjunto, com atores motivados, as coisas tendem a dar certo. E, encontramos no projeto uma maneira muito interessante de buscar motivar, também, os adolescentes, jovens, crianças para um assunto tão interessante para a sociedade, discutindo os temas de sustentabilidade, mobilização e dengue”.

Autor: Allan Campos

Rolar para cima