Araxá recebe força-tarefa estadual no enfrentamento da covid-19

Imagem

Na macrorregião Triângulo Sul, o município de Araxá recebeu, nesta terça-feira (8/6),a equipe estadual da força-tarefa de enfrentamento da covid-19. O grupo de trabalho visitou os principais pontos de assistência à doença: o Hospital de Referência em Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) da microrregião, a Santa Casa de Misericórdia de Araxá, as unidades de referência ao atendimento da covid-19, Uninordeste e Unisul, o Corpo de Bombeiros, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e a Secretaria Municipal de Saúde, realizando uma reunião de alinhamento das ações de apoio ao enfrentamento da covid-19 junto aos profissionais locais.

Segundo Adriana Vilela, coordenadora da força-tarefa Covid-19 no Estado, “a equipe do município está muito aberta, e dessa forma percebemos que o trabalho vai ter sucesso na melhoria dos números e evitar as perdas pelas quais o Estado de Minas Gerais está passando”. Nara Carvalho, integrante da equipe, explica que a partir da análise dos dados epidemiológicos e assistenciais do município, foi realizada a visita técnica a fim de fazer uma avaliação dos serviços. De acordo com ela, “juntamente com os técnicos e a gestora de saúde, serão traçadas estratégias para melhorias, adequações de fluxos e processos de trabalho para um melhor atendimento aos pacientes suspeitos ou confirmados com covid-19 e de seus contatos”, pontuou. A secretária municipal de saúde, Lorena de Pinho, acompanhou os trabalhos da equipe estadual e salientou que “a visita trouxe mais esperança em relação aos processos de trabalho e abriu o nosso leque de ações. Estamos hoje, com a UPA sobrecarregada, nossos leitos quase todos ocupados e um tempo de espera para Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) muito alto. Agora, alinhando melhores formas de acolher os pacientes com leitos clínicos, novos protocolos e envolvimento da atenção primária, temos esperança de melhorar nossa assistência, podendo manter os pacientes mais graves, que necessitam de UTI”, concluiu.

Para o superintendente regional de saúde de Uberaba, Maurício Ferreira, o apoio do nível central da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) vem otimizar os processos de trabalho e minimizar o sofrimento de pacientes e profissionais. Segundo ele, “o município, à beira de um colapso do sistema de saúde, solicitou respaldo do estado, que atendeu prontamente. Agora, estamos no aguardo do relatório técnico da equipe, enquanto a Superintendência Regional de Saúde de Uberaba está à disposição para acompanhar e ajudar na aplicação do que for sugerido”, destacou.

Autor: Sara Braga

Rolar para cima