No segundo dia de atividades da 8ª Conferência Estadual de Saúde de Minas Gerais, que aconteceu nesta última quarta-feira (02/09), o diretor sindical e conselheiro nacional de saúde, Renato Barros, apresentou uma palestra sobre “Valorização do Trabalho e da Educação na Saúde”, tema que será levado à 15ª Conferência Nacional de Saúde, em Brasília-DF.
O sindicalista colocou o assunto em uma linha do tempo das conferências nacionais, definindo a relação desse tema de forma efetiva, desde a histórica 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986, definido a organização dos serviços públicos de saúde com destaque para os recursos humanos. Clique aqui e confira as fotos do evento.
Em sua fala, Renato Barros destacou a precarização das condições laborais ao longo do tempo, gerando conflitos, ambientes insalubres de trabalho e desrespeito aos direitos trabalhistas. “Falamos sempre da melhoria da saúde, mas não podemos esquecer da saúde do trabalhador, a força de trabalho que move o SUS”, afirmou.
Ele falou ainda sobre a necessidade de formação e atualização profissional, com foco na educação permanente para o fortalecimento do SUS. “Temos que aprofundar nesse debate. A política de gestão do trabalho e de educação deve pautar diariamente nossos debates, para que tenhamos trabalhadores capacitados, motivados e em defesa de uma saúde pública de qualidade”, finalizou.
A partir de 2015, com a retomada da Política de Saúde no Estado, a Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) assumiu o protagonismo da educação permanente em saúde dos trabalhadores do SUS Estadual. Ainda no debate, foi proposta a criação de mesas municipais permanentes de negociação do SUS e a efetivação das demandas da Mesa Estadual que foram pautados como ferramentas resolutivas e de apoio aos Conselhos de Saúde.