SES-MG realiza diagnóstico de saúde da Macrorregião Triângulo do Sul

Imagem

Uma equipe da Diretoria de Políticas e Gestão Hospitalar da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) esteve em Uberaba por dois dias (17 e 18/06) para realizar, juntamente à equipe da Superintendência Regional de Saúde de Uberaba, uma visita técnica para diagnóstico de gestão do Hospital Regional.

A programação incluiu visita aos demais hospitais de Uberaba e discussão sobre o fluxo de pacientes, perfil assistencial e gestão do Hospital Regional. Ontem, o ciclo de reuniões continuou com participação de gestores dos municípios da Macrorregião Triângulo do Sul para apresentação do diagnóstico elaborado pela equipe da SES-MG.

De acordo com o diretor de Políticas e Gestão Hospitalar da SES-MG, Danilo Borges Matias, “além da estruturação do Hospital Regional, os demais hospitais da região, especialmente os de pequeno porte dos municípios polo de microrregião, como Araxá, Frutal e Iturama, precisam ser repensados naquilo que eles têm condição de oferecer”.

Já Mônica Costa, também da equipe, afirma que “o mais interessante da visita é o início do desenvolvimento de um processo de planejamento participativo, que a partir do conhecimento da realidade das micro e da macrorregião, estabeleça prioridades para a realização de um trabalho em rede, que impacte nas condições de saúde e qualidade de vida da região ampliada de saúde Triângulo do Sul”.

De acordo com o diagnóstico levantado, um dos principais objetivos quanto à assistência do Hospital Regional é garantir que a assistência prestada seja para o atendimento de referência secundária, principalmente de média complexidade, com a ampliação da cobertura para as microrregiões de Frutal/Iturama e de Araxá, tanto na urgência quanto em procedimentos eletivos.

O secretário municipal de Saúde de Uberaba, Marco Túlio Curi, acha “muito importante a intervenção do estado na elaboração deste diagnóstico, para que se tenha a tranquilidade de que o hospital funcione de acordo com a realidade local.” O Superintendente Regional de saúde, Ivan José da Silva, concorda e afirma que “este debate é fundamental para que estado, regional e municípios falem a mesma língua.”

Na reunião com os representantes dos municípios, ficou acordado um novo encontro, pré-agendado para o dia 13/07, para definição final do projeto do hospital, a partir da elaboração dos diagnósticos local e regional. 

Autor: Sara Braga

Rolar para cima