Regional de Pedra Azul encerra Novembro Azul com palestras e mutirão de saúde

Imagem

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais encerrará, nessa sexta-feira, as ações do novembro azul na região nordeste de Minas. Para a realização das ações da campanha, a SES-MG distribuiu para os 25 municípios da Regional de Pedra Azul cerca de oito mil volantes, 500 cartazes e 300 adesivos para banheiros. A página do facebook da Gerência Regional de Saúde (GRS) também deu visibilidade às ações realizada pelos municípios e divulgou mensagens educativas sobre a campanha.

Crédito: Allan Campos

Em Jequitinhonha, um stand foi montado em frente ao mercado municipal para o repasse de informações. Cerca de 200 pessoas receberam orientações sobre prevenção do câncer de próstata e fizeram aferição de pressão arterial e teste rápido de glicemia capilar. “A campanha tem o foco de levar ao conhecimento dos homens os dados sobre a doença e as formas de prevenção, com o objetivo de orientar a população masculina a cuidar melhor da saúde e procurar o médico com mais frequência”, disse o Secretário Municipal de Saúde de Jequitinhonha, Haroldo Santos.

Essa é a segunda vez que o aposentado, Salvador Rocha, participou da campanha no município de Rio do Prado. Para ele, o foco da campanha este ano foi importante porque visa reforçar a importância do homem cuidar da própria saúde. Já no município de Santo Antônio do Jacinto, uma blitz da saúde do homem foi realizada, em parceria com a Polícia Militar e a equipe de atividade física “Projeto Viver Melhor”, que realizou a panfletagem dos volantes da campanha.

O educador Físico do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) de Cachoeira de Pajeú, Daniel Mendes, e a psicóloga, Adriana Soares, ressaltaram que a sensibilização do público masculino é um grande desafio, pois há uma resistência maior dos homens quando o assunto é o autocuidado. Além da distribuição de panfletos, a Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Esportes, promoveu uma partida de futebol, onde os atletas apresentaram faixas com mensagens alusivas à campanha, como “chute o preconceito para escanteio e faça um golaço de prevenção”.

Em Jacinto, a Secretaria de Saúde realizou uma palestra no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jacinto e um stand foi montado na Feira Livre dos Produtores Rurais de Jacinto, onde foi feito testes de glicemia. “A parte mais difícil é fazer com que quebrem o tabu, mas, pelo que notamos a maioria das pessoas que se enquadram na idade de risco já fizeram e fazem sempre o exame, preocupando-se com seu bem estar não deixando que um preconceito seja mais forte que sua saúde”, disse a Coordenadora da Atenção Primária de Jacinto, Ana Carolina Carvalho.

Para os próximos dias, a GRS Pedra Azul ainda realizará uma palestra para os seus servidores, buscando sensibilizá-los sobre a campanha, além de apresentar os avanços na área da saúde que a região vem conquistando nos últimos três anos.

Novembro azul

O movimento internacional conhecido como Novembro Azul, é comemorado em todo o mundo, quando teve início o “Movember”, movimento cujo nome surgiu da junção das palavras moustache (bigode, em inglês) e november (novembro em inglês), na Austrália. A iniciativa se alastrou, sendo adotada por vários países, inclusive o Brasil, como forma de chamar a atenção dos homens para a importância da prevenção do câncer de próstata.

Com o slogan “homem que não se cuida é feito carro sem freio”, a campanha Novembro Azul da Secretaria Estadual de Saúde visa incentivar os homens a terem mais atenção com a própria saúde, já que as mortes masculinas por câncer e por doenças crônicas como hipertensão e diabetes são maiores que no público feminino.

Autor: Allan Campos

Rolar para cima