Seminário em BH discute sobrepeso e obesidade

Imagem

O sobrepeso e a obesidade da população devem ser considerados um problema de saúde pública. Com este objetivo a Superintendência Regional de Saúde de Belo Horizonte (SRS-BH) realizou na manhã de quarta-feira, 26/11, o I Seminário Macrorregional da Linha de cuidado do Sobrepeso e da Obesidade. O evento, realizado no auditório do Banco BDMG, reuniu cerca de 200 pessoas dos municípios de Belo Horizonte, Itabira e Sete Lagoas.

De acordo com a médica e Referência Técnica do Núcleo de Redes da SRS-BH, Sandra Coelho, 63% da população mineira tem sobrepeso e obesidade. Segundo ela, sensibilizar tanto estas pessoas, quanto os profissionais de saúde que realizam o acolhimento é muito importante.

“O sobrepeso e a obesidade são problemas que contribuem para o surgimento de outros fatores que comprometem a saúde, como a hipertensão e a diabetes. É essencial essas pessoas  e os  profissionais da saúde reconheçam e promovam o tratamento adequado nestes casos”, disse.

Seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) a linha de cuidados com o sobrepeso e a obesidade é um plano que traça os cuidados com a  assistência, começando nas unidades de saúde incluindo os hospitais.

Um dos objetivos da lista de cuidados também é a habilitação dos hospitais públicos ou filantrópicos (como a Santa Casa e o Hospital das Clinicas) para a realização de cirurgias bariátricas e reparadoras. Atualmente estes hospitais têm apenas a autorização para realizem o atendimento.

Durante o evento também foi exibido o documentário “Muito além do peso”. O documentário procura promover uma discussão sobre a obesidade infantil no Brasil (disponível no youtube: https://www.youtube.com/watch?v=JXvz5RtgbqE). Além das apresentações referentes às diretrizes específicas e sobre as consequências clínicas da obesidade, também foram apresentadas as experiências exitosas de alguns municípios.

A Nutricionista do Ministério da Saúde, Ana Célia Pedrosa, afirmou que a prevenção do sobrepeso e da obesidade são determinantes até mesmo para evitar as doenças crônicas.  “Também realizo o trabalho de estímulo ao controle da obesidade e sobrepeso com os servidores do Ministério da Saúde. O evento foi muito esclarecedor e produtivo, pois a maioria das doenças são causadas pelos maus hábitos das pessoas no que diz respeito à alimentação.”

O lanche oferecido aos participantes do evento foi baseado em uma dieta saudável: barras de cereais, iogurtes e frutas e foi resultado de uma parceria entre a Regional de Belo Horizonte com  a empresa de produtos naturais “Empório Santa Helena”, o  “Supermercado Valor” e “Trevinho Iogurtes”.

A Psicóloga Cláudia Braz achou a proposta muito interessante, porque incentiva até mesmo os profissionais da saúde a buscarem uma alimentação mais saudável. “Informação todas as pessoas têm, mas é sempre necessário intensificar que existem inúmeras possibilidades para uma alimentação mais saudável e também saborosa”, afirmou.

Autor: Alessandra Maximiano

Rolar para cima