Taxistas contribuem na distribuição do Guia do Viajante Saudável

Imagem

Ação é fruto de parceria entre SES e Sindicato dos Taxistas

Todos os dias, ao embarcar um novo passageiro, o taxista Wilson Robert pergunta qual o destino da pessoa e já entrega o Guia do Viajante Saudável, produzido pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG). O passageiro Jésus Sérgio Oliveira foi um dos que recebeu o material das mãos do motorista. Através do guia, ele passou a ter acesso a informações sobre os cuidados com a saúde, vacinas, doenças de ocorrência no estado e orientações sobre acesso ao serviço público de saúde para casos de urgência e emergência.

Wilson morou 40 anos na Europa, residindo na Espanha e em Portugal, além de ter sido chofer de táxi por cinco anos em Nova York. Como taxista, e também por já ter sido um turista em um país diferente, ele reconhece a importância desse tipo de ação. “Nos Estados Unidos, por exemplo, cheguei a presenciar atividades semelhantes a essa nos torneios de tênis mundiais. Para os viajantes que chegam à capital mineira, é importante ter acesso a esse tipo de informações e orientação”, elogiou.

O Guia está sendo distribuído para turistas e visitantes desde o início de junho, com o apoio de várias entidades, entre elas, o Sindicato dos Taxistas – SINCAVIR. Segundo o diretor-presidente da entidade, Ricardo Luiz Faedda, essa parceria com a SES/MG é antiga. “Já contribuímos na divulgação de grandes campanhas feitas pela Secretaria para alertar e manter a população orientada sobre diversas doenças entre elas a dengue, a gripe e o câncer de próstata. Certamente, estamos juntos nessa nova empreitada e os taxistas da capital e região metropolitana estão sempre dispostos a contribuir com essas ações de interesse público”, reforçou.

Alexandre Dutra

O presidente do SINCAVIR ainda revelou que somente a capital mineira conta com aproximadamente 6.500 táxis. Como cada taxista pode ter um motorista auxiliar, significa dizer que um público potencial de 13 mil motoristas estarão engajados nessa ação social. “Deixamos os guias na recepção da entidade para que todos os taxistas possam pegar a quantidade que desejar e distribuir para os usuários do sistema de táxi. Além disso, entregamos uma grande quantidade nos pontos da cidade e nas cooperativas de táxi”, comentou.

O coordenador do setor de mobilização social da SES, Joney Fonseca Vieira, fez questão de elogiar e valorizar os serviços prestados pela categoria. “O taxista é o cartão de visita da cidade. Sem dúvida, todos eles são peça fundamental para a divulgação desse material da SES/MG”, ressaltou.

Parcerias

Para facilitar a circulação de todo o material e garantir que as informações cheguem aos viajantes, a SES estabeleceu parcerias com cerca de 140 instituições públicas e privadas dos setores de transporte, hotelaria, cultura e entretenimento. Aproximadamente 120 mil exemplares do material foram distribuídos gratuitamente para o público-alvo da ação com o apoio da Belotur, Infraero, Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Arquidiocese de Belo Horizonte, Terminal Rodoviário, Associação Comercial e Empresarial de Minas Gerais (ACM), Departamento Estrada e Rodagem de Minas Gerais (DER/MG), Sindicato das Escolas Particulares (SINEPE), Estrada de Ferro Vitória a Minas, SINDETUR, SINDHORB, ABAVMG, CVC, ABIHMG e os centros comercias Shopping Cidade, Shopping Estação BH, Shopping Oiapoque, Via Shopping Barreiro, Boulevard Shopping e Big Shopping.

Sobre o Guia

O Guia do Viajante Saudável traz informações sobre a importância de manter a caderneta de vacinação em dia para evitar doenças que circulem no estado e também aquelas já erradicadas, mas que podem ser importadas de outros locais com o aumento do fluxo de pessoas vindas de várias partes do país e do mundo. Há ainda orientações sobre a necessidade de que o viajante fique atento às doenças endêmicas das regiões que pretende visitar.

Informações sobre o acesso à rede pública de urgência e emergência estão contempladas no guia, com endereços dos hospitais e Unidades de Pronto Atendimento, número de telefone do SAMU e explicação sobre o funcionamento da rede. Cuidados com a alimentação, consumo de água tratada e alimentos seguros, também são abordados na cartilha, bem como orientações de onde buscar auxílio para casos de diarreias e mal estar após a ingestão de alimentos.

Mais informações pelo site www.saude.mg.gov.br/guiadoviajante

Autor: Alexandre Dutra

Rolar para cima