Projeto Facilitador de Implantação de Diretrizes Clínicas é discutido em Valadares

Imagem

Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), através do Núcleo de Atenção Primária em Saúde da Superintendência Regional de Saúde de Governador Valadares, promoveu ontem (05-06), no auditório da Regional, um Encontro sobre o Projeto Facilitador de Implantação de Diretrizes Clínicas, tendo como público alvo,  os  coordenadores de Atenção Primária de municípios  das regiões de saúde de Resplendor, Mantena e Santa Maria do Suaçui/São João Evangelista (manhã) e de Governador Valadares (tarde).

Nosso objetivo neste encontro, além de debater a importância de Diretrizes Clínicas na efetividade da Atenção à Saúde, foi  de dar maior segurança e assertividade  aos coordenadores municipais em suas rotinas de trabalho e na implementação do Projeto em seus municípios”, informou  Flávia Augusta Viana, coordenadora de Atenção Primária à Saúde – NAPRIS da SRS/GV.

O Projeto Facilitadores para Implementação de Diretrizes Clínicas foi desenvolvido pela SES e peloConselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais  (COSEMS) e é um esforço de atuação do estado e dos municípios, através das Unidades Regionais de Saúde e das equipes de saúde dos municípios, para facilitar in loco os processos de implementação dos Protocolos Clínicos.

A proposta é a Gestão da Clínica no âmbito municipal,  definindo  os padrões gerados mediante a utilização de evidências científicas, devidamente estabelecidos  e pactuados com os diversos atores institucionais envolvidos, como Conselhos Municipais de Saúde, Poder Judiciário, Ministério Público e Ouvidoria do SUS.

Para implementar  diretamente as atividades do Projeto junto aos municípios, a  SRS-GV está com três profissionais  junto as  quatro regiões de Saúde,  sendo a Região de Mantena e Resplendor a facilitadora Ana Paula Passos, na Região de Governador Valadares , Cristiana Vieira e na Região Santa Maria do Suaçuí/São João Evangelista, Tayllayne Zimmerer, ambas lotadas e sob a coordenação do NAPRI e com apoio do Núcleo de Redes da Atenção à Saúde (NRAS), sob a coordenação de Taiz Reliquias dos Santos.

Para a coordenadora da Atenção Primária de Galiléia, Carla Aparecida Silva de Carvalho, o encontro veio orientar e balizar os municípios  nesta fase  de implementação do projeto. “ É uma introdução que vai nos facilitar nos processos de  organização do Projeto na Atenção Primária, fixando a utilização das linhas Guias. Os facilitadores disponibilizados pela SRS-GV vão nos orientar neste processo de aplicação”, pontou.

Autor: Frederico Bussinger

Rolar para cima