Contratação das profissionais vai auxiliar municípios na adoção de Protocolos Clínicos
Visando unificar as práticas na Atenção Primária em face das dificuldades encontradas pelos municípios no cumprimento dos protocolos clínicos, o Estado contratou em parceira com o Cosems (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais) duas Facilitadoras que irão atuar junto aos municípios sob jurisdição da Superintendência Regional de Saúde de Juiz de Fora (SRS/JF). No último dia 3 as Facilitadoras Leiliane Amaral Campos e Valéria Muller dos Santos Araújo apresentaram na SRS/JF a proposta de trabalho, que consiste em qualificar os profissionais de saúde para que desempenhem com maior segurança e assertividade suas rotinas de trabalho. Entre outras funções, as facilitadoras irão apoiar e monitorar o processo de implementação das diretrizes clínicas nos municípios que demandarem e observar a dinâmica de trabalho, facilitando processos que contribuam para potencializar a rede assistencial.
A apresentação do projeto foi dada pelo Superintendente Regional de Saúde, Dr. José Eduardo Amorim. Ele destacou a importância do trabalho das profissionais contratadas, que deverão atuar de forma integrada, sistêmica, além de valorizar o que já está definido na legislação. No contexto, o Superintendente destacou o papel da Atenção Primária em Saúde, que possui um viés definido e complexo. “Nossa prioridade, no momento, dentre outros, é garantir a efetivação do Protocolo de Manchester nos 37 municípios, uma vez que a sua não implementação produz consequências não desejáveis na Rede Assistencial à Saúde, inclusive podendo acarretar uma ocupação desordenada de leitos.”, explica.
A Enfermeira e facilitadora da SRS/JF Valéria Muller dos Santos Araújo explicou que o projeto pretende, através de suas Unidades Regionais de Saúde, por meio das equipes de saúde dos municípios, facilitar “in loco” os processos de implementação das Diretrizes Clínicas. “É o facilitador o responsável por realizar a interface entre as equipes técnicas das Unidades Regionais (NAPRIS e NRAS) com as equipes de saúde dos municípios, atuando in loco facilitando os processos de implementação de Diretrizes Clínicas (Linhas Guias e Protocolos) nos municípios mineiros.”, afirmou.
A atividade das facilitadoras compreende ainda a realização de visitas aos municípios, como parte de uma proposta de abordagem das ações desenvolvidas pelos municípios, visando a identificação de problema/ dificuldades e auxiliando na formulação de novas estratégias.
*Mais Informações pelo telefone 32 3257-8821
Autor: Duílio Martins