Nos dias 04 e 05 de junho, a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRSMG) promoveu o I Seminário de Mobilização Social do Norte de Minas, na Sala Geraldo Freire com participação de representantes dos 53 municípios que compõem a regional. O seminário foi composto por palestras e troca de experiências.
O encontro teve como objetivo fortalecer e criar novos núcleos de mobilização na região, conforme acordo de resultados firmado com o nível central do Estado, que estabelece que neste ano, 20% dos municípios deverão instituir esses Núcleos.
A abertura foi realizada no dia 04/06, pela Superintendente Regional de Saúde de Montes Claros, Olívia Pereira de Loiola que destacou a importância do trabalho diferenciado com a população. “O papel da Mobilização Social tem sido fundamental para o desenvolvimento da região e do Estado como um todo, e isso é resultado de um esforço e comprometimento dos integrantes dos núcleos que desempenham com entusiasmo e dedicação o seu trabalho junto à comunidade”.
A Referência Estadual de Mobilização Social, Ana Rita de Cássia Fernandes proferiu palestra sobre formação de Núcleo de Mobilização Social. “Mobilização é compromisso, é atitude, querer fazer a sua parte e assim conseguir unir toda a sociedade pelo bem da saúde”. Na sequência, a coordenadora de Educação em Saúde de Janaúba, Idalice Celestina de Souza Martins, fez uma apresentação das atividades promovidas pelo núcleo durante o ano de 2013 e sobre o trabalho desenvolvida nas escolas com crianças do Ensino Fundamental que resultaram em três revistinhas com histórias em quadrinhos, poesias e textos. “Esse trabalho é muito gratificante. Conseguimos envolver a comunidade realmente e combater as endemias com essa conscientização. Nossa equipe é afinada e sempre disposta ao trabalho até nos finais de semana e através desse esforço conseguimos fazer mobilização também das cidades vizinhas que são nossas parceiras”.
No segundo dia, o coordenador de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e de Saúde do Trabalhador, João Geraldo de Rezende abriu os trabalhos com palestra sobre Dengue e legislação Sanitária; seguido da referência Estadual de Mobilização Social, Ana Rita de Cássia Fernandes com palestra sobre a formação dos Comitês de Defesa da Vida e palestra do o coordenador do Núcleo de Redes de Atenção à Saúde, Alfredo Prates Neto sobre o Programa Mães de Minas e combate a mortalidade infantil. O seminário foi encerrado com palestra da referência regional em Mobilização Social e assessora de comunicação da SRSMG, Fabrícia Daniely Andrade Amaral sobre a formação e manutenção dos Núcleos de Mobilização na região.
Também estiveram presentes o coordenador do Núcleo de Redes de Atenção à Saúde, Alfredo Prates Neto, a coordenadora de Atenção Primária, Renata Fiuza Damasceno, a referência técnica de Dengue, Hélio Antônio Quitério.
Fortalecer e unificar
Maio foi um mês marcante para o setor de Mobilização Social da Assessoria de Comunicação da SES/MG. No período em questão, foram contabilizadas 223 ações de mobilização realizadas pelos Núcleos Municipais. As atividades desenvolvidas por eles englobam tanto o Programa Viva Vida, quanto o Programa Permanente de Enfrentamento da Dengue.
O número representa um aumento de 21% nas ações comparado ao mês anterior em que foram registradas 174 atividades de mobilização social. Além do novo recorde, outro dado indica o fortalecimento da Rede de Mobilização, criada em 2007: também em maio foram criados 11 novos Núcleos de Mobilização em municípios pertencentes às Regionais de Alfenas, Ituiutaba, Manhumirim, Sete Lagoas e Unaí. A Rede de Mobilização conta agora com 470 Núcleos Municipais de Mobilização Social.
Núcleos de Mobilização Social
O desafio da Secretaria de Estado de Saúde é que os 853 municípios de Minas Gerais possuam um Núcleo de Mobilização Social. Ele é composto por referências nas áreas de Comunicação Social, Epidemiologia e Atenção Primária. Entre as atribuições dos Núcleos Municipais está a identificação de parceiros da sociedade civil para que juntos consigam alcançar um objetivo comum. A promoção de ações de mobilização faz parte desse processo de sensibilização do público para determinada causa. Dessa forma, é possível somar esforços e vontades para alcançar um resultado desejado por todos.
Autor: Fabrícia Andrade