SES capacita Epidemiologias da região regional de Varginha

O Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Regional de Varginha iniciou, em novembro, um ciclo de capacitações acerca da “Implantação do Novaluron no Programa Estadual de Controle Permanente da Dengue”.

Contando com a presença de coordenadores dos Núcleos Municipais de Vigilância Epidemiológica, além de agentes de endemias e supervisores de campo, foram apresentados vários tópicos acerca da Dengue, tais como controle, dados e números da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Varginha e o ciclo do mosquito, apresentados pela Referência técnica da SRS Varginha do Programa Estadual de Dengue, Divina Roselaine da Silva. O uso de inseticidas em Saúde Pública, bem como o uso do Novaluron e a estratégia operacional foram apresentados pelos servidores da SRS, Antônio Aparecido Felício e José Alexandre.

O Novaluron é o novo larvicida do grupo dos inibidores de síntese de quitina-benzoil-fenil-ureias-BPV. Ele inibe o crescimento dos insetos, impedindo a formação de quitina. Leva à má formação e esterilidade dos insetos adultos, caso consigam eclodir. Permite um efetivo controle de larvas, com baixa dosagem, reduzindo, dessa forma, os riscos de intoxicação e contaminação. “A substituição do Temefos pelo Novaluron se deve ao fato da comprovação da resistência do larvicida utilizado até então”, ressalta Roselaine.

A capacitação oferecida pela SRS Varginha aconteceu nos dias 11/11, para os municípios da microrregião de Lavras, 12/11, para municípios infestados da micro São Lourenço, e 13/11, para municípios não-infestados da micro São Lourenço. As capacitações das demais microrregiões estão em agendamento.

Rolar para cima