Segundo informações do Núcleo de Educação a Distância do Canal Minas Saúde (NEAD), algumas turmas foram finalizadas no final de setembro e neste mês de outubro, com bom aproveitamento
Nesta quinta-feira, terá início, no Canal Minas Saúde, o curso de extensão Organização dos Processos de Trabalho na Atenção Primária. No total, 3.183 alunos vão participar da capacitação como representantes dos 853 municípios mineiros. O curso é uma ação em parceria da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Superintendência de Atenção Primária à Saúde, e o Colegiado dos Secretários Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG).
O público do curso é formado por profissionais de nível médio e superior, atuantes na área da atenção primária à saúde das Secretarias Municipais de Saúde (SMS) e Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.
Com esta ação, o objetivo é fornecer instrumentos para que os profissionais de saúde organizem os processos de trabalho e possam realizar ações significativas, com impacto positivo na melhoria das políticas de atenção primária. Conforme o superintendente de Atenção Primária à Saúde da SES-MG, Wágner Fulgêncio, “a expectativa é que o curso seja muito ligado e muito próximo da realidade das equipes de APS, que ele possa fornecer informação, instrumento de trabalho e orientações para a prática, para o dia-a-dia das equipes, para que possam utilizar na ponta”, destaca.
Vale lembrar que o curso de extensão Organização dos Processos de Trabalho na Atenção Primária é também o primeiro módulo do curso de especialização em Gestão da Clínica na Atenção Primária à Saúde, que está previsto para ocorrer em 2014.
Crédito: Guilherme Amorim
Cursos concluídos
Segundo informações do Núcleo de Educação a Distância do Canal Minas Saúde (NEAD), algumas turmas foram finalizadas no final de setembro e neste mês de outubro, com bom aproveitamento. O curso de Empreendedorismo e Gestão para Resultados Municipais, realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), por exemplo, teve mais de 2.600 aprovados. Ainda em setembro, foram concluídos os cursos HumanizaSUS – MG (1.422 alunos aprovados) e Reorganização da Atenção à Saúde Bucal (462 aprovados).
Já neste mês de outubro, algumas turmas também finalizaram suas atividades. O curso de Classificação de Risco em Urgência e Emergência: Protocolo de Manchester contou com 1.430 aprovados. Outro curso foi o de Estratégias Nutricionais para Promoção da Saúde (Cultivar, Nutrir e Educar), com as turmas voltadas para Diretores e Cantineiras. Em 16 de outubro, data de encerramento, foram quase 3.400 alunos aprovados. Neste, especificamente, foram direcionadas novas práticas para modificar o cardápio e impactar positivamente na nutrição dos estudantes de Minas Gerais.
Outras duas ações fecham as conclusões de outubro. O curso Travessia Saúde, encerrado no dia 3, teve aproximadamente 1.230 alunos aprovados. Neste curso, destaca o diretor geral do Canal Minas Saúde, Rubensmidt Riani, foram realizadas ações para fomentar o desenvolvimento dos municípios que mais precisavam, por meio da qualificação dos profissionais de Saúde. “Com os cursos, cumpre-se a missão de impactar diretamente na saúde da população”, reforça.
Outro curso encerrado em outubro foi o CBVISA – Curso Básico de Vigilância Sanitária – Elenco 1 Projeto de Fortalecimento da Vigilância em Saúde, com 1.100 alunos aprovados. Com relação à capacitação CBVISA, a superintendente de Vigilância Sanitária da SES-MG, Maria Goretti Martins de Melo, parabeniza os alunos que participaram e concluíram o curso, ressaltando a expectativa da Vigilância Sanitária de Minas Gerais na otimização dos processos de trabalho da VISA Elenco 1, abordados ao longo dos módulos. “Temos a expectativa de que os alunos sejam multiplicadores da VISA de seus municípios e sejam referência para a população”, enfatiza.