Cerca de 2 mil pessoas estiveram presentes em mais uma edição do evento “Super no Seu bairro”, promovido pelo Jornal Super Notícias, com apoio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). A prestação de serviços, que inclui atividades de mobilização e promoção à saúde, aconteceu hoje, (28/09), na Escola Estadual Professor Antônio José Ribeiro Filho, no bairro São Gabriel, em Belo Horizonte.
Das 9 às 15h, toda a população da região Nordeste pode levar para casa materiais informativos sobre a dengue e conhecer o programa Dengue Mob – projeto através do qual a população pode cadastrar ações de mobilização social contra a doença e concorrer a prêmios no final de cada mês. Para orientar as crianças sobre os riscos da dengue, foi distribuído o Almanaque Edi e Gita e a história em quadrinhos “Deu a louca no Mundo da Fantasia”. Ambos possuem uma abordagem diferenciada para o público infantil, com informações ilustradas e linguagem adaptada.
De acordo com a última análise epidemiológica, divulgada no dia 20 de setembro, foram confirmados 293.325 casos de dengue em todo o estado. Deste número, 105 chegaram ao óbito, sendo oito casos registrados em Belo Horizonte. Os números mostram que os cuidados com o descarte de materiais que oferecem risco de proliferação do mosquito precisam ser redobrados.
As crianças presentes no evento confirmaram que manter-se informado é o melhor caminho para combater a doença. Adesivos, cartilhas e manuais voltados para esse público fizeram sucesso com a meninada. Aluno da mesma escola onde o evento foi realizado, Frederico Brito Neves, de oito anos, levou para casa quatro adesivos da dengue: “Vou colar na janela da minha casa e dar os outros para meus irmãos”.
Toda a comunidade escolar também recebeu, da equipe de mobilização da SES, panfletos informativos sobre a gripe. O material distribuído continha importantes dicas preventivas para a população. Segundo o último Boletim da Gripe divulgado ontem (27/09), já foram confirmados em Minas Gerais, neste ano, 577 casos de Síndrome Gripal Grave (SRAG). Deste total, 136 pessoas chegaram ao óbito.
Morador do bairro São Paulo, o aposentado Antônio José Freitas Fialho contou que pegou a gripe em agosto desse ano. “A gente não pode descuidar mesmo. Tive muita febre e fiquei de cama por quase uma semana. Todo mundo precisa ficar atento, se prevenir e procurar o posto de saúde”, contou.
O estande Mães de Minas também foi bastante visitado durante o evento. Mães com filhos até um ano de idade e gestante também tiveram a oportunidade de conhecer e se cadastrar no projeto. Foi o caso da estudante Daiane Cristina, de 18 anos. Moradora do bairro Dom Silvério, ela está com oito meses e meio de gestação e não perdeu tempo. “Já tinha ouvido falar em muitos lugares sobre esse projeto. Sempre que eu ia ao posto eu via algum cartaz do Mães de Minas, mas nunca perguntei o que era. Agora que estou com quase nove meses, aproveitei a oportunidade para conhecer e me cadastrar no programa. Estou levando para casa a cartilha da gestante e outros materiais que ganhei”, disse animada.
Durante o evento, o público também pode participar de atividades como cadastro para vagas de emprego, aferição de pressão arterial e glicose, atendimento jurídico, oficina de leitura infantil, pintura facial, maquiagem, corte de cabelo e entretenimento com vídeo game, pula-pula, escalada, balões e personagens infantis.
Autor: Alexandre Dutra