SES promove evento contra o tabagismo em Municípios da GRS Pedra Azul

Imagem

A Gerência Regional de Saúde de Pedra Azul, em parceria com os municípios da região, realizam diversas ações de mobilização social para chamar a atenção da população para a importância do combate ao tabagismo. No município de Medina foi realizado pelas principais ruas da cidade, no dia 30 de agosto, uma passeata para chamar a atenção da população para os malefícios relacionados ao uso do cigarro.
 
A Coordenadora Municipal da Atenção Primária, Fernanda Pamponet, explicou que os agentes comunitários de saúde e a equipe da Estratégia Saúde da Família promoveram uma passeata que saíram da Paróquia Santa Rita até a praça Max Machado e dentro da Feira Central. “Orientamos a população e sugerimos que fosse realizada a troca de cigarros por balas, e informamos sobre o tratamento do tabagismo que as unidades de saúde estão iniciando”.
 

 


As pessoas que aceitaram a troca do cigarro pela bala tiveram participação na campanha de combate ao fumo, com uma atitude simbólica do fumante, que cortou o cigarro no meio com uma tesoura. “Muitos tabagistas que cortaram seu cigarro ficaram satisfeitos e demonstraram interesse em parar de fumar. As pessoas que apresentaram resistência na abordagem foram respeitadas, considerando que devemos ajudar o tabagista a parar de fumar sem imposições e sim aconselhando e demonstrando o apoio que os mesmos terão nesse processo”.
 
Em Jequitinhonha, a passeata pelas ruas contou com o apoio do Grupo de Atividades Físicas (GAF) do município, alertavam sobre os malefícios  causados pelo hábito de fumar. “A maioria das pessoas não tem consciência do poder de destruição do tabaco no organismo humano. Por isso, ações de conscientização e informações para a prevenção de doenças relacionadas ao tabagismo devem está presente em nosso cotidiano” afirmou o Coordenador de Vigilância em Saúde de Jequitinhonha, Luís Antônio Portes Lima.
 
 Já no município de Felisburgo foi montada uma tenda para realização do teste de Fagerstrom e repasse de informações para a população. Para avaliar o grau de dependência dos fumantes, o teste chamado de Fagerstrom estima o grau de dependência do paciente à nicotina. O teste consiste em um questionário de seis perguntas de escolha simples, sendo que para cada alternativa das questões do teste, existe uma pontuação. A soma dos pontos permite avaliar o grau de dependência. Além disto, o município distribuiu materiais educativos disponibilizados pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), que trata dos malefícios do uso do cigarro, incluindo dicas para permanecer sem fumar. Esta mesma ação foi realizada no município de Rubim, que contou com a participação de 21 fumantes.
 
Segundo o Ministério da Saúde, a fumaça do cigarro reúne, aproximadamente, 4,7 mil substâncias tóxicas diferentes e muitas delas são cancerígenas, sendo responsáveis por 50 tipos de doenças como câncer de pulmão, de boca e de faringe, além de problemas cardíacos.

Autor: Allan Campos / GRS Pedra Azul

Rolar para cima