Pirapetinga, cidade localizada na Zona da Mata, a 379km de Belo Horizonte, recebe a partir de amanhã, 27/08, até a sexta-feira, 30/08, a equipe de mobilização social do projeto Mães de Minas. As ações são promovidas pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES) e visam incentivar as mães e gestantes a se cadastrarem e terem todo período de gravidez acompanhado pelo programa.
Nesta terça-feira, acontecerá durante o dia encontros para alinhar pontos da campanha e buscar parcerias para a divulgação; destaque para a Reunião Intersetorial, que será realizada na Câmara Municipal de 14h ás 16h. Nela irão ser dialogados, entre o setor público, comércio e sociedade civil, caminhos para o desenvolvimento de ações do projeto.
A equipe da SES articula na quarta, segundo dia de mobilização, uma reunião com as entidades religiosas e Pastorais do município. A atividade tem como objetivo a busca de novos parceiros para a divulgação do programa para toda a população.
Na quinta, os mobilizadores promovem um encontro com as gestantes para esclarecer dúvidas, apresentar o programa e conversar sobre a importância do Mães de Minas. A reunião será na Câmara Municipal, a partir das 14h30.
No último dia de ação acontecem visitas às instituições que irão contribuir para a disseminação da informação do programa, atuando em parceria em ações conjuntas para a proteção e o cuidado da gestante e da criança na cidade.
Lado a lado com a gestante
O Mães de Minas é um projeto lançado em 2011 e pertence à Rede Viva Vida. É o maior programa estadual do país neste segmento e atua com várias ações de saúde que tem como objetivo acolher e identificar 100% das gestantes mineiras.
Para ter acesso ao serviço é simples. Basta se cadastrar pelo telefone 155. O registro tem o consentimento prévio da gestante, sendo preservados todos os direitos de informação e garantido o sigilo dos dados coletados.
Após o cadastramento pelo 155, a gestante terá um monitoramento da gravidez, do pré-natal até o primeiro ano do bebê. Com isso, ela poderá tirar as dúvidas e buscar orientações sobre todo o processo gestacional.
Autor: Flávio Brunelli