SES finaliza mapa da mobilização na região nordeste de Minas

Imagem

A Gerência Regional de Saúde de Pedra Azul finalizou, no dia 23 de julho, a primeira etapa das oficinas de Mobilização Social em Saúde, que discutiu o planejamento e a execução das estratégias de mobilização no combate à dengue e do programa Mães de Minas na região nordeste de Minas. Com a presença dos municípios de Águas Vermelhas, Comercinho, Itinga e Santo Antônio do Jacinto, a GRS Pedra Azul finalizou o mapa de mobilização social na região nordeste de Minas, com a identificação de quais são as referências municipais de mobilização da dengue e do Mães de Minas, além da construção de um mapa com a identificação dos meios de comunicação utilizados por cada município para fazer a divulgação das ações destes programas.

A região conta com 18 municípios que possuem rádios comunitárias e comerciais, 14 possuem sites institucionais e 11 contam com grupos de teatro, mas o principal meio utilizado para a divulgação das ações é a utilização de faixas, carros de som e o boca a boca realizado pelos agentes comunitários de saúde e agentes de endemias. A referência de mobilização da GRS Pedra Azul, Allan Campos, afirmou que a participação de todos os municípios nas oficinas realizadas colaborou para o repasse de informações sobre a necessidade de se planejar e executar as ações de forma coordenada. “As oficinas nos possibilitaram perceber as possibilidades de cada município para o trabalho de divulgação das ações. A maioria dos nossos municípios tem rádio, mas ainda é pouco utilizado. Já estamos trabalhando para criar e fortalecer essa parceria. O importante é criarmos uma identidade para o nosso grupo e fazermos com que essas ações se tornem constantes e que possamos criar uma corresponsabilidade do nosso público”.

Mobilização em agosto

A GRS Pedra Azul realizará nos dias 14, 15 e 16 de agosto, as oficinas de mobilização social, gastronomia sustentável e reciclagem de materiais para que as referências municipais possam ter outras formas de mobilizar a população. O evento contará com a participação das referências estaduais de mobilização, Ana Rita Fernandes e Vanessa Viana. “Essencialmente, o que pretendemos é poder oferecer para a nossa equipe de mobilização novas formas e possibilidades para que possa chamar a atenção da população para a questão da dengue, tendo em vista que esse ano tivemos uma excessiva quantidade de casos notificados da doença e de que se isso aconteceu foi porque em um determinado momento deixamos de fazer o nosso trabalho, que é o de mobilizar a população”, disse Campos.

Para tanto, a GRS tem incentivado os municípios a realizem um trabalho de divulgação das ações realizadas. Entre elas, está a proposta das Secretarias Municipais de Saúde criarem um perfil institucional no facebook. Atualmente, apenas 4 municípios da região contam com esta estratégia. “Na grande mobilização nacional que tivemos recentemente, vimos que a maioria das pessoas ficaram sabendo sobre o movimento através das redes sociais. Não podemos mais ignorar a importância desta mídia. Fazer com que a informação chegue à população é o primeiro e importante passo que temos que dar para que as pessoas possam optar pela adesão à nossa proposta de combate à dengue”, finalizou.

Autor: Assessoria de Comunicação Social da GRS Pedra Azul

Rolar para cima