SES capacita profissionais da Atenção Primária para o Tele Minas saúde

Começou nesta quinta-feira, 18 de julho, capacitação para o Projeto Tele Minas saúde do Governo de Minas para médicos e enfermeiros dos municípios do Centro-Oeste. O treinamento acontece no laboratório de informática da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), Campi Divinópolis. A capacitação será realizada também amanhã, 19 e na sexta seguinte, 26 julho. Na ocasião, é passado o conceito de tele Saúde, como surgiu o Projeto Tele Minas Saúde e também como é feito um passo a passo para acessar ao Sistema, além de uma aula prática.

O Projeto tem o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços prestados pelos pontos de atenção para torná-los mais resolutivos por meio de Teleconsultorias que permitem profissionais da Atenção Primária solicitarem apoio a um especialista de uma Universidade de referência da UFSJ, para tirar dúvidas e fechar laudos de pacientes. Este suporte de especialistas é feito mediante o uso de tecnologia de informação e comunicação, tendo como consequência a ampliação do acesso da população aos serviços especializados de saúde ofertados com maior segurança clínica e menor custo. Esta iniciativa busca ampliar a eficiência e eficácia do sistema de saúde no Estado de Minas Gerais.

“O Tele Minas Saúde conta com ações para a os vários níveis de atenção. Na atenção primária, o projeto atende com serviço de segunda opinião Especializada aos profissionais integrantes de Equipes de Saúde da Família e oferta Laudos de Eletrocardiograma por Telemedicina à atenção primária dos municípios do Estado”, disse a referência do Tele Minas Saúde da SRS- Divinópolis, Cláudia Rocha Miranda.

A enfermeira do município de Perdigão, Laura Cabral, considera o serviço de Teleconsultoria uma forma de padronizar o fechamento dos laudos. “Acho importante, principalmente nos municípios pequenos. Ajuda o médico da Unidade a sanar uma dúvida e padroniza o tratamento e na solução de casos graves”, destacou a enfermeira.

Tele Minas Saúde no Estado

O Projeto de Teleconsultoria em medicina no Estado ganhou o nome de Tele Minas Saúde em 2009. Hoje são 557 municípios atendidos pelo projeto em Minas. O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, investiu R$ 10 milhões de reais em infraestrutura com a aquisição de computadores, equipamentos médicos e rede satélite. O Custeio do Tele Minas Saúde é de R$ 4 milhões/ano.

Somente no ano passado foram 11.790 teleconsultas. Laudos de Eletrocardiograma foram 169.220. “Nós ainda temos muitos desafios. Hoje há baixa utilização de teleconsulta, dificuldade de conectividade, e desconhecimento de critérios para uso adequado do sistema. Para reverter isso, precisamos fazer Capacitação online para atender novos profissionais, uso da rede satélite do Governo de Minas e Capacitação da equipe e sensibilização dos novos gestores. Isto já está em execução. A meta é atingir 100% dos municípios mineiros até 2015”, frisou a referência técnica do Tele Minas Saúde da SES-MG, Cristina Duarte.

Critérios de implantação do Tele Minas Saúde

• Baixa população;
• cobertura mínima de 70% de ESF ( equipe de saúde da família)
• localização em zonas remotas ou isoladas;
• baixo IDH; ( Índice de desenvolvimento Humano)
• interesse dos gestores.

Autor: Willian Pacheco

Rolar para cima