Com o objetivo de informar à população sobre quais são os riscos e quais são as medidas que devem ser adotadas para se prevenir à gripe, a Gerência Regional de Saúde promoveu, no dia 18 de julho, uma entrevista na Rádio Oriente FM de Pedra Azul. A ação faz parte do plano de ação do Comitê Técnico de Enfrentamento da Influenza da GRS Pedra Azul para combater o vírus.
O coordenador de imunização da GRS Pedra Azul, Davidson Rodrigues, explicou que a gripe é uma doença que, a cada ano, afeta milhares de pessoas que acabam morrendo devido às suas complicações. “O vírus da gripe é transmitido de pessoa para pessoa, através do ar. Geralmente, em ambiente fechados, com aglomeração de pessoas, a chance de contaminação vai ser maior. Por isso, recomendamos que as pessoas fiquem em locais mais ventilados e abertos porque, assim, o risco de contaminação vai ser menor”.
Outra orientação é para que as pessoas que apresentam os sintomas da gripe procurem a Unidade Básica de Saúde de referência para que possam receber os cuidados necessários, com a prescrição de medicamentos e notificação da doença. “Para que a população possa evitar a doença é importante que adote medidas preventivas como lavar a mão com água e sabão, principalmente quando a pessoa está tossindo ou espirrando. É importante também que ao tossir e espirrar a população possa usar o lenço descartável ou cobrir a boca com a parte interna do braço, além de evitar o compartilhamento de objetos de uso pessoal, nunca usar medicamentos sem orientação médica e se estiver com os sintomas da gripe procurar o serviço de saúde”, informou.
Mutações do vírus
Na região nordeste de Minas, 130.877 pessoas foram imunizadas contra a gripe, sendo 80.905 pessoas dos municípios da Regional de Teófilo Otoni e 49.972 pessoas da Regional de Pedra Azul. Todos os 57 municípios da região conseguiram atingir a meta do Ministério da Saúde, que é a imunização de 80% do público alvo da campanha. “Sem dúvida, a campanha de vacinação deste ano foi um sucesso e irá contribuir muito para proteger o grupo de risco. É importante ressaltar que o vírus da gripe sofre mutações, sendo que a pessoa que pegou gripe uma vez, mesmo que tenha vacinado, ela pode pegar outra vez. Por isso que é importante, todos os anos, a pessoa estar vacinando porque a cada ano esse vírus sofre uma mutação”, explicou Rodrigues.
Comitê de Enfrentamento da Gripe
O Comitê Técnico de Enfrentamento da Gripe da GRS Pedra Azul foi criado no dia 26 de junho de 2013 com o objetivo de acompanhar e monitorar os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave e estimular os 25 municípios da região nordeste de Minas a desenvolver ações de mobilização social visando o controle do agravo.
Até o momento, o Comitê definiu que os hospitais Deraldo Guimarães de Almenara, Vale do Jequitinhonha de Itaobim, Ester Faria de Almeida de Pedra Azul, Fundação Hospitalar Bom Pastor de Jacinto e a Associação de Proteção à Maternidade e à Infância de Felisburgo, iriam receber os kits de coleta e medicamentos para o combate à influenza. Além disso, a GRS Pedra Azul realizou a capacitação para os profissionais de saúde e tem feito o monitoramento de estoque e validade dos medicamentos.
Outras ações que vem sendo desenvolvidas pela GRS é a produção de boletins epidemiológicos e informativos, sensibilização sobre a gripe nas reuniões das Comissões Intergestores Regional (CIR), distribuição de cartazes e folders, divulgação das ações nas redes sociais, envio de mensagens educativas para os telefones celulares cadastrados, divulgação em rádios comunitárias e nas reuniões do Programa de Educação Permanente (PEP) para Médicos.
A GRS Pedra Azul disponibilizou aos municípios 300 folderes e 300 cartazes para divulgar a campanha contra a influenza. Mais 5 mil volantes e 1 mil adesivos de banheiros deverão ser distribuídos para que a população tenha acesso aos cuidados necessários a serem tomados com relação à gripe.
Autor: Allan Campos