Secretário faz visita técnica para conhecer as necessidades de Guanhães e região

Imagem

secretário de estado de saúde, Antônio Jorge Souza Marques, acompanhado do presidente da Assembleia Legislativa de Minas (ALMG) Diniz Pinheiro, dos deputados Bonifácio Mourão, Gustavo Corrêa, Olinto Godinho, da diretora regional de saúde de Itabira, Maria Tereza Pereira Hosken, visitaram na sexta-feira, 10/05, a cidade de Guanhães, na região do Vale do Rio Doce. O Secretário ouviu de lideranças políticas e comunitárias, as reivindicações por mais recursos técnicos e financeiros para a melhoria da qualidade dos serviços de saúde.

O Secretário de Saúde falou de seu compromisso com a microrregião de Guanhães e observou que, “Minas tem prioridade inequívoca com a Saúde e faz parte das ações do Governo de Minas desenvolver um trabalho sério e confiável em todas as áreas, com correição conceitual, contemplando bons projetos elaborados pelas comunidades para o enfrentamento das necessidades da população, principalmente as mais carentes e distantes do estado”, afirmou.

O Secretário ainda ressaltou a importância estratégica do hospital. “O Hospital Imaculada Conceição (HCI), que acabamos de visitar tem enorme potencial de crescimento e aqui a Secretaria Estadual pode ajudar muito. As reivindicações de reforma, ampliação e equipamentos para essa unidade são justas, pertinentes e contarão com o nosso apoio. É preciso sentar, conversar, propor e pactuar. Essas ações só serão possíveis com a participação política e efetiva de toda a região”.

O prefeito de Guanhães Geraldo Pereira se disse honrado com a presença do secretário, ressaltando que “nossas populações precisam do apoio do Estado para melhorar a qualidade da prestação dos serviços de saúde. Ele achou viável nossas reivindicações, e disse ser possível atender a essas antigas solicitações, por isso estamos confiantes”, disse.

O Secretário Antônio Jorge recebeu dos 21 prefeitos presentes, um diagnóstico situacional da região, após sua visita ao HCI e observou a necessidade de ampliação do Pronto-Socorro Municipal, de novos equipamentos e instalação de leitos de UTI, a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, do Protocolo de Manchester, para organização dos serviços e melhoria da qualidade da assistência, dentre outros.

Saúde de qualidade

O deputado Bonifácio Mourão sugeriu um movimento regional de lideranças políticas e comunitárias capaz de organizar projetos consistentes e viáveis para os municípios, enfatizando que “só a união de esforços em torno do mesmo objetivo podem produzir resultados positivos e concretos, capazes de satisfazer às necessidades das comunidades”.

O presidente da ALMG, Diniz Pinheiro destacou a atuação do Secretário Antônio Jorge como um político sensível e empreendedor. “Temos energia de sobra para construir uma saúde de qualidade, de acesso universal. A mudança é espírito de solidariedade. Devemos buscar o desenvolvimento solidário, com recursos, qualificação profissional, equipamentos de primeira linha, profissionais comprometidos e o apoio políticos das lideranças de região. Políticos são missionários e tem o dever envidar esforços em favor da justiça social”, finalizou.

Os representantes dos municípios que compõem a microrregião de Guanhães organizaram um documento de assinaturas de apoio ao “Assine Saúde”, um movimento proposto pela ALMG para aumentar a parcela de recursos financeiros da União para a saúde destinada aos estados e municípios brasileiros, que foi entregue ao deputado Diniz Pinheiro pela vereadora guanhanense Dóris Campos Coelho.

O Secretário recebeu da comunidade uma placa de agradecimento por sua visita e ressaltou que “só as parcerias poderão fazer com que a Saúde avance. Muito pode ser feito pela região em favor da garantia de saúde para todos, recursos necessários para as ações e acessos aos serviços especializados (Serviço de Urgência e Emergência, de Hemodiálise, Maternidade nos moldes do Programa Mães de Minas e outros). Precisamos contar com a ajuda e o empenho de todos, pois só com o esforço conjunto, o atendimento universal, o acolhimento humanizado e de qualidade serão palpáveis e possíveis”, finalizou.

Autor: Darliéte Martins

Rolar para cima