SES promove encontro de Vigilância em Saúde na SRS Patos de Minas

Imagem

Na terça feira (30/04), a Secretaria de Estado de Saúde, por meio da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Patos de Minas realizou o Encontro de Vigilância em Saúde, no qual houve a participação dos 21 secretários de saúde e técnicos dos municípios da região. Durante o evento foi possível fazer uma avaliação do primeiro ano do Projeto e propor alterações que tenham impacto nas seis áreas da Vigilância em Saúde: Promoção da Saúde, Vigilância Ambiental, Vigilância à Saúde do Trabalhador, Vigilância da Situação da Saúde, Vigilância Epidemiológica e Vigilância Sanitária.

O Superintendente Regional de Saúde, Lindomar Marques Babilônia, destacou que o Projeto em seu primeiro ano trouxe resultados positivos para a melhoria da qualidade de vida da população, sendo que a regional de Patos de Minas obteve o melhor resultado no Estado em 2012. “O município assume um elenco de ações no qual ele se compromete ao cumprimento de metas aliado a um recurso financeiro para uma melhor execução das ações”.

O Projeto visa a efetividade das ações da Vigilância em Saúde, de forma a mudar a lógica sanitária, saindo da doença e trabalhando a promoção e prevenção. “O recurso financeiro estadual, parte fixa e variável, é repassado quadrimestralmente aos municípios que aderiram ao Projeto conforme o monitoramento e avaliação da Regional”, comentou Maria Teresa Xavier de Mendonça, diretora de Vigilância em Saúde da SRS Patos de Minas.

A novidade do edital de 2013 é que os municípios poderão reprogramar o saldo remanescente e à adesão ao elenco 3 é apenas para cidades com mais de cem mil habitantes. “Na avaliação dos últimos quadrimestres, o nosso município, que tem aproximadamente trinta mil habitantes, conseguiu atingir todas as metas do Projeto. O impacto maior ocorreu nas ações de promoção da saúde. Agora, infelizmente, não podemos mais pactuar o elenco 3”, ressaltou a coordenadora de Vigilância em Saúde de Carmo do Paranaíba, Luciana Fernanda Pereira Lopes.

Caroline Gonçalves e Silva, Secretaria de Saúde de Lagoa Grande, considera fundamental a continuação do Projeto no município. “Melhoramos muito a parte de notificação epidemiológica, anotamos todas as ações sanitárias realizadas, e o monitoramento da SRS Patos de Minas não é apenas avaliativo e sim acompanhar de perto o cumprimento de todas as metas e ensinar o que fazer para alcançá-las. Desta forma, cria uma responsabilidade maior para cada técnico, como também há o coordenador de Vigilância em Saúde para acompanhar o processo”.

Durante o encontro os servidores municipais irão discutir o diagnóstico local de Vigilância em Saúde, o elenco mínimo a ser adotado nas ações de Vigilância em Saúde, o plano municipal de investimento, como posteriormente haverá a aprovação pelo Conselho Municipal de Saúde e, consequentemente, a avaliação da área de Vigilância em Saúde e a pactuação pelas Comissões Intergestores Regionais na próxima semana.

Autor: Lilian Cunha

Rolar para cima