Aconteceu nesta quarta-feira, 13/03, I Mostra de Experiências Exitosas em Alimentação e Nutrição de seus municípios, promovida pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), no auditório da Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG). Segundo a referência técnica em saúde da Mulher e da Criança do Núcleo de Redes de Atenção à Saúde da Superintendência Regional de Saúde de Belo Horizonte (SRS-BH), Letícia Rodrigues, os objetivos do evento são “identificar as experiências exitosas, proporcionar espaço de compartilhamento destas experiências e valorizar as iniciativas estimulando a continuidade destas ações bem sucedidas nos municípios”, enumera.
A coordenadora de Alimentação e Nutrição da Diretoria de Promoção à Saúde e de Agravos não Transmissíveis da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Luciana Costa, enfatiza que a mostra constitui “iniciativa de incentivo , reconhecimento do trabalho realizado nos municípios. O Estado dá as diretrizes, mas aprendemos muito com os municípios. Este é um momento valioso”, destaca.
O coordenador da Área Temática de Vigilância em Saúde da SRS-BH, Francisco Lemos, salienta que Minas Gerais representa um espelho da situação brasileira. “Temos regiões diversas que podem ser a síntese do Brasil. Condições sociais que resumem a realidade brasileira. Há tanto bolsões de desnutrição quanto a inegável epidemia de obesidade. Neste contexto, tanto a Regional, quanto os municípios estão de parabéns pela Mostra”, afirma. “Trocar experiências é fundamental. Um município pode aproveitar a experiência de outro, adaptar ideias e resolver problemas”. De forma simples e objetiva a referência técnica em alimentação e nutrição da SRS-BH, Isabel Bento, ressalta um dos benefícios do encontro.
Para a coordenadora do serviço de nutrição e dietética de Mariana, Wanderléia Alvimar, o evento proporciona o surgimento de novas ideias. “Vim buscar ideias para deslanchar ações no município. O evento é um incentivo. A expectativa é grande. É preciso sair da rotina”, diz.
A Mostra
Referência técnica do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) do município de Betim e expositora do evento, Ingrid Linhares, apresenta ações implementadas que otimizam recursos. “O SISVAN começou a ser implementado em 2008, mas houve descontinuidade e a reimplantação ocorreu em 2012. Visando ao custo operacional menor, desenvolvemos novos instrumentos e ferramentas que contribuem tanto para agilidade, quanto para economia. Além disso, desdobramos indicadores do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) e da Rede Cegonha, cruzamos dados com intuito de realizar ações melhores. O resultados está aparecendo. O número de dados bons passou de 8 mil em 2009 para 13 mil neste ano”.
Em Raposos, o trabalho está sendo feito em parceria. As secretarias municipais de Saúde e de Educação estão trabalhando a avaliação e o diagnóstico nutricional de crianças que utilizam os serviços de saúde e são alunos da rede municipal, explica a nutricionista da secretaria de educação Angélica dos Santos. “A alimentação saudável á é prática em Raposos. Estamos realizando ações conjuntas e há o projeto de acompanhamento multiprofissional com a inclusão de fisioterapeutas e psicólogos”. A nutricionista da secretaria de saúde do município, Fabiany Ribeiro, explica que eventos como a Mostra favorecem a aplicação de práticas no cotidiano. “A realização de eventos como este é uma forma de auxiliar nas abordagens dos programas. Hoje, o município tem acesso às referências da Regional e somos atendidos em nossas necessidades”.
O evento foi idealizado a partir da necessidade que a área técnica da saúde da mulher e da criança do Núcleo de Redes de Atenção à Saúde da SRS-BH, considerou necessário realizar um trabalho de incentivo às práticas de sucesso na área de promoção da alimentação e nutrição, conta Isabel Bento. “A Mostra é um espaço para divulgação e discussão das práticas entre os profissionais dos municípios jurisdicionados à Superintendência. Ficamos contentes com a inscrição de 31 dos nossos 40 municípios. Esperamos ainda maior participação em ações futuras”.
Autor: Leandro Heringer