SES envia Estação Itinerante de Cadastramento no Concurso Denguemob para mais um município do Vale do Aço

Imagem

Da mesma forma que Pingo D’Água, a cidade de Naque também recebeu, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), um conjunto de ações de mobilização social, no período de 04 a 16 de março, para impedir maior alastramento da dengue no município.

Diante da solicitação de apoio por parte das autoridades locais, devido ao grande aumento do número de casos notificados da doença, a SES, prontamente, enviou a Força Tarefa Estadual de Combate à dengue, englobando um contingente de 20 agentes de endemias, o Dengue Móvel e o Dengômetro que realizam troca de inservíveis por matéria escolar, e mais um instrumento recém-adotado pela SES para incentivar a população a se envolver no combate à dengue: a Estação Itinerante de Cadastramento no Concurso Denguemob – Ação de Mobilização Premiada.

O concurso foi pensado para particularizar ações, já que 80% dos focos do Aedes aegypti estão nas residências. Dessa forma, por meio do Denguemob, a SES visa intensificar a prevenção da doença, internalizando, na população, novos hábitos rotineiros, como preconiza a campanha estadual de 2013, “E hora de todo mundo agir”.
Para concorrer à premiação, a pessoa deve inscrever uma ação individual que realizou especificamente para combater e prevenir a dengue, em qualquer cidade mineira, devendo ter um perfil no facebook. A estrutura de acesso imediato à internet é montada no espaço de convivência e troca de informações – o Dengômetro – e realiza, na hora, o cadastramento no concurso.

De acordo com a coordenadora municipal de Vigilância à Saúde, Fabiana Soares, até a décima primeira semana de 2013, Naque notificou 200 casos de dengue. Os agentes da FT, durante 12 dias, percorreram todos os domicílios e encontraram a maior parte das caixas d’água abertas ou mal tampadas. Além disso, promoveram palestras nas duas escolas da cidade, falaram com os alunos sobre os perigos da doença, e deram orientações aos agentes comunitários de saúde de como vistoriar melhor as residências e tratar adequadamente os focos não removíveis.

Com os recursos de controle da dengue enviados pela SES, o prefeito de Naque, Hélio de Carvalho, se disse agradecido pelo pronto atendimento às suas solicitações, e assegurou que os trabalhos de prevenção da dengue ali serão revitalizados e permanentes como os do Governo de Minas. “Considero como um pontapé inicial e espero que a população continue eliminando os focos”. Ele ainda acrescentou que pretende dar o exemplo, demonstrar como a situação é séria e que “cuidar da dengue tem que ser todo dia”, apregoou.

Proprietário do Restaurante Paulinho, o empresário Paulo de Lima, 52 anos, avaliou como sensacional as ações da Força Tarefa, Mobilização Social, as trocas dos descartáveis e as inscrições no concurso. “Só vi menino descendo a rua com latas e garrafas. Não sei de onde saiu tanto pneu. Espero que as autoridades daqui aproveitem as ideias e façam outras atividades para tirar os entulhos que o povo tem mania de acumular em casa”, declarou.

Autor: Ana Rita Fernandes

Rolar para cima