Encontro estadual de saúde reuniu 2 mil gestores

Encontro estadual de saúde reuniu 2 mil gestores

Informar, debater, comunicar e mobilizar são verbos que exemplificam os três dias do 3º Encontro Estadual, que terminou na quinta-feira, 28/02, em Belo Horizonte. O Encontro que reuniu 2 mil gestores de saúde de 468 municípios, teve como objetivo acolher os novos gestores e técnicos de saúde de todos os municípios do Estado e permitir vislumbrar, de forma abrangente, as políticas públicas de saúde e intersetoriais desenvolvidas pelo Governo de Minas. O encontro foi promovido pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES/MG) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG) e acontece a cada 4 anos.

De acordo com o Secretário Antônio Jorge, o Encontro superou as expectativas, “nestes três dias promovemos uma troca de experiências muito forte, conseguimos atingir nosso objetivo e espero que os resultados sejam refletidos na melhoria da saúde pública no estado”, declarou.

O Governador do Estado de Minas Gerais, Antonio Anastasia, que participou da Mesa de Abertura, reconheceu as dificuldades ainda enfrentadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas destacou que o sistema, com 25 anos de implantação, é eficaz em sua proposta. “O SUS é uma revolução plena e um sistema observado pelo mundo inteiro, com as experiências exitosas de municípios, consórcios e hospitais, onde há recursos das três esferas do poder concebidos de maneira democrática para assistir a todos os brasileiros”, disse.

Financiamento e gestão

O Presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMSMG), Mauro Junqueira, destacou alguns números do sistema em 2012, como a internação de 1,1 milhão de pessoas, 443 mil cirurgias, 708 mil procedimentos clínicos e mais de sete milhões de vacinas aplicadas. “Temos que divulgar esses números, pois eles demonstram a grandeza do que fazemos. Para continuarmos em frente, é preciso mais recursos e não há como tirá-los dos cofres dos municípios. É necessária uma gestão mais eficaz, com articulação regional e que todos assumam suas responsabilidades perante essa agenda prioritária”, completou.

Convidado para conhecer os programas estruturadores e a experiência exitosa do SUS em Minas, o secretário de Estado de Saúde do Amazonas, Wilson Alecrim, também participou do primeiro dia mesa e disse que eventos como estes são de extrema importância na busca de uma saúde pública com mais qualidade e recursos. “É necessário que tenhamos do Governo Federal mais aporte e para isso estamos colhendo assinaturas para projeto de lei complementar de iniciativa popular que pede o aumento do repasse federal para a saúde. Hoje, os dois maiores problemas do SUS são financiamento e gestão. Temos que fazer do SUS aqui, um exemplo para o país inteiro, de gestão pública séria e honesta. Mesmo existindo os planos privados de saúde, o SUS ainda é o sistema que vacina a toda a população, controla estabelecimentos por meio da vigilância sanitária, controla e erradica muitas doenças que afetam a qualidade de vida das pessoas. É, ainda, o sistema que oportuniza o maior número de transplantes no mundo, sem ônus para o paciente e a família”.

O Secretário de Saúde de Engenheiro Caldas, Edson Caldas, completa dizendo que o Encontro acrescentou muitas informações e que ele vai poder levar inovações para o município. “Nossa equipe de Saúde da família já tem cobertura de 100%, mas a palestra do Eugênio Vilaça ( sobre redes e atenção primária) me proporcionou muitas idéias e pude agregar muitos conhecimentos para levar ao meu município”, finalizou.

Autor: Vivian Campos


Rolar para cima