Jequitaí recebe ações da Força Tarefa contra a dengue

Jequitaí recebe ações da Força Tarefa contra a dengue

Depois de treze dias de intenso trabalho, a Força Tarefa de combate à dengue encerra suas ações em Jequitaí, no Norte de Minas.

Realizada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em parceria com prefeitura,de 03 a 15 de dezembro, a ação reuniu mobilizadores da Força Tarefa, agentes de endemias e a comunidade local para o controle vetorial e eliminação de focos do mosquito Aedes Aegypti na área urbana do município. A ação de mobilização também contou com o apoio do dengue móvel e do dengômetro, realizando a troca de material reciclável por material escolar.

No período de 03 a 13 de dezembro, os agentes da Força Tarefa fizeram eliminação dos focos do mosquito na área urbana do município. Segundo João Rezende, coordenador de vigilância epidemiológica da superintendência regional de Saúde de Montes Claros, em Jequitaí, o índice de infestação e notificações de casos de dengue nesse período têm sido altos em relação à região e a ação da Força Tarefa ajuda a alertar a população e a manter o controle da doença.

Em 2010, o município registrou 205 casos, sendo 182 confirmados como dengue clássico; 11 casos em 2011 e, em 2012, 18 casos. O índice de infestação registrado no município no último trimestre de 2009 foi de 0,68%, em 2010, de 1,39%, em 2011, 1,78% e em 2012, 2,23% no mesmo período. “Com as chuvas, a tendência é que esses números aumentem, por isso é importante a ação. Nos municípios da região onde, historicamente, era registrada maior incidência da doença, como Bocaiuva e Janaúba, após a ação da Força Tarefa, foi registrada uma queda significativa”, justifica o coordenador. O índice mínimo preconizado pelo Ministério da Saúde é de 1%.

Nos dias 14 e 15 de dezembro, sexta-feira e sábado, a equipe de mobilizadores sociais e educadores em saúde do município realizou uma blitz educativa na Praça Cristo Redentor, no centro da cidade, onde foi instado o dengômetro, que promoveu a troca do material reciclável por material escolar.

Segundo o coordenador municipal de endemias, Edinaldo Gilberto, o envolvimento dos agentes foi fundamental para o resultado da ação. “É um trabalho intenso, mas gratificante, porque os resultados são imediatos. Nossa proposta é continuar com as atividades de educação e orientação da população, para que as pessoas continuem mantendo seus quintais limpos e evitem jogar lixo nas ruas e na margem do rio, evitando, assim, a formação de focos do mosquito”, ressalta o agente. Segundo Edinaldo, a atividade mineradora ainda é muito presente no município e também contribui para a formação de focos do mosquito, devido ao acúmulo de água para lavagem de pedra.

De acordo com o secretário de Saúde de Jequitaí, Paulo Ednilson Marçal, o material reciclável recolhido durante a Força Tarefa foi reunido no ecoponto instalado provisoriamente para atender à ação, e será recolhido por uma recicladora de Montes Claros.

Segundo o secretário, a meta é continuar com as atividades ao longo do ano, envolvendo todos os setores da administração municipal, sempre buscando conquistar novos parceiros para fortalecer as ações.

Autor: Jerúsia Arruda / SRS-MOC


Rolar para cima