Neste sábado, 01/12, Dia Mundial de Luta contra a Aids, a população de Teófilo Otoni será mobilizada sobre a importância da realização do teste rápido da AIDS. Também serão promovidas ações de combate à AIDS, prevenção e combate ao preconceito. As atividades acontecem de 8h às 18h na Praça Tiradentes e são promovidas pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SESMG), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e equipes do CTA/Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Vales do Mucuri e Jequitinhonha.
Neste dia também acontece a ação do “Abraço”, em que voluntários vestindo 3 tipos de camisa com o slogan “tenho aids, me dá um abraço?”, “não tenho aids, me dá um abraço?”, “não sei se tenho aids, me dá um abraço?”. A proposta é desmistificar o preconceito e ajudar a incentivar a realização de exames para o diagnóstico de HIV, Sífilis e Hepatites Virais.
A doença na região
Sengundo dados do Serviço de Atendimento Especializado –SAE do CISEVMJ/DST/AIDS no periodo de 01/1997 até 10/2012 foram notificados 846 casos na região, sendo que 434 (51% dos casos) em tratamento, 124 (15% dos casos) em abondono, 124 (15% dos casos) transferencias e 164 ( 19% dos casos) foram a óbitos.Tendo em vista que 16.586 individuos foram efetuados no período de 01/01/1998 a 31/10/2011, sendo que 206 exames foram positivos em homens (1,24%) e 221 em mulheres (1,33%).
De acordo com Giovana Bernardi, psicóloga do Serviço de Atendimento Especializado (SAE do CISEVMJ/DST/AIDS), “o usuário soropositivo bem aderido ao tratamento tem uma melhoria na expectativa de vida, no resgate da vida afetiva e na contribuição para manutenção ou inclusão no mercado de trabalho”.
“A Campanha de Mobilização do Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, visa sensibilizar toda a população sobre a importância do diagnóstico precoce, atualmente rápido e eficaz. Participam a Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni, Consórcio Intermunicipal de Saúde entre os Vales do Mucuri e Jequitinhonha, Secretaria Municipal de Saúde e de toda a Sociedade Civil, que juntos realizam um trabalho integrado não só com ações voltadas para o HIV, mas outras doenças sexualmente transmissíveis, pois todas essas ações proporcionarão mais responsabilidade social moral e de saúde à população”, ressaltou o Superintendente Regional de Saúde de Teófilo Otoni, Ivan José Santana Figueira.
Autor: Lineu Cardoso – SRS / TO