No Dia Mundial de Combate à AIDS, 1° de dezembro, os moradores de Divinópolis, no Centro-Oeste do Estado, serão conscientizados sobre a importância da realização do teste rápido da doença. A mobilização será promovida pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, neste sábado, das 8 às 14 horas no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) – Avenida Getúlio Vargas, 550, Centro. Durante a ação, também serão oferecidos os testes de sífilis e hepatites virais (B e C). No mesmo dia e horário uma ação educativa (Rua São Paulo, Esquina com Rua 1° de junho) vai informar a população sobre a realização dos testes no CTA. Cerca de 30 notificações de casos da AIDS foram registradas na região Centro-Oeste, entre 2011 e 2012.
Em Minas Gerais
De 1983, início da epidemia da AIDS, a outubro deste ano, mais de 33 mil casos da doença foram notificados em todo o Estado. Desse total, 52% dos portadores são heterossexuais, 16% homossexuais e 9% bissexuais. Os casos estão em 714 cidades, o que representa 83% dos municípios mineiros. Os números são referentes às pessoas que apresentam os sintomas da doença e fazem uso dos medicamentos. Ou seja, os dados não contabilizam aqueles que desconhecem que são portadores do vírus ou que ainda não adoeceram.Em se tratando da idade dos envolvidos, 83% dos casos foram registrados na faixa etária dos 20 aos 49 anos, 44% dos portadores da doença têm entre 20 e 34 anos, 39% têm entre 35 e 49 anos e 2% das notificações referem-se a jovens de 15 a 19 anos. A média de notificações nos últimos cinco anos foi de 2 mil casos. A proporção por sexo, em 2012, é de dois homens para cada mulher, foram mais de 22 mil casos notificados em homens e mais de 10 mil em mulheres.Campanha A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) lançou, nesta quarta-feira (28), em Belo Horizonte, a campanha de prevenção contra a doença: “Aids. Coloque um ponto final na sua dúvida”, Este ano, as ações alertam sobre a importância do diagnóstico precoce. “Graças ao tratamento existente hoje em dia, uma pessoa soropositiva possui boa expectativa de vida, mas é preciso diagnosticar a doença o quanto antes. Por isso, pela primeira vez, serão oferecidos testes rápidos em praça pública, preservando a privacidade da pessoa, mas garantindo um conhecimento a respeito da doença”, explicou o secretário de Estado de Saúde Antônio Jorge de Souza Marques.Fornecido pelo Ministério da Saúde, o teste é gratuito, seguro e sigiloso. Ele pode ser realizado em uma das unidades da rede pública e nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) em todo o Estado.
Agência Minas,acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais
Autor: Willian Pacheco