No dia 1º de dezembro, internacionalmente instituído como o Dia Mundial de Combate à AIDS, várias ações com o envolvimento de parcerias serão realizadas em Uberaba e também em Uberlândia, Juiz de Fora, Varginha, Poços de Caldas, Teófilo Otoni, Alfenas, Divinópolis e Conselheiro Lafaiete, a fim de incentivar a participação da sociedade na causa da AIDS.
Uma das ações propostas pela SES/MG é a do Abraço, onde pessoas vestidas com uma camiseta com a frase: “Eu tenho AIDS, me dá um abraço?” e também “Eu não tenho AIDS, me dá um abraço?”, além de “Eu não sei se tenho AIDS, me dá um abraço?” vão contabilizar os abraços recebidos. Esta ação visa desmistificar o preconceito e incentivar a realização de exames para diagnóstico de HIV, Sífilis e Hepatites Virais. Além disso, personagens do imaginário popular irão transitar vestidos com roupas cheias de preservativos, oferecendo-os a população.
Em Uberaba, as ações poderão ser conferidas na Praça Magalhães Pinto (Praça do Quartel), das 08 às 13 horas, onde serão desenvolvidas, juntamente com o Projeto Ação no Bairro, da TV Integração. A testagem rápida do HIV e Hepatite C será coordenada pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA de Uberaba), através da Unidade Móvel de Coleta. Além disso, aferição de pressão, teste de glicemia, saúde bucal (câncer bucal) e nutrição também serão disponibilizados pela Secretaria de Saúde de Uberaba, além de parcerias com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST Uberaba), da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), do PROCON de Uberaba, entre outras.
A doença
De acordo com Maria Clara de Vasconcelos Afonso, Gerente do CTA de Uberaba, “atualmente encontram-se em acompanhamento no Serviço de Assistência Especializada (SAE) do CTA, 870 pacientes de HIV/AIDS, 245 de Hepatite B e C e 1.500 de infectologia geral, que englobam outras DST, dengue, toxoplasmose, rubéola, varicela e infecções de extremidades como erisipela e micose”.
Nos 27 municípios da Superintendência Regional de Saúde de Uberaba, foram diagnosticados 89 casos de pacientes em que a doença já se manifestou, em 2011, e 33 casos em 2012, de acordo com dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN Net), até o dia 23 de novembro.
Em Minas Gerais, do início da epidemia até outubro de 2012, já são 33.167 casos de AIDS notificados. Destes, 5.099 são casos em homossexuais (15,37 % dos casos), 2.737 casos em bissexuais (8,25 %) e 17.004 casos notificados em heterossexuais (51,28 %).
É importante lembrar que esses números não contemplam aqueles que vivem com o vírus HIV, mas que ainda não adoeceram, bem como as pessoas que ainda não descobriram que são portadoras da doença. O HIV pode passar de 9 a 15 anos sem se manifestar no organismo.
Segundo a Referência Técnica em DST/AIDS e Hepatites Virais da SRS Uberaba, Denise Maciel Carvalho, “a situação epidemiológica da AIDS é promissora, pois o coeficiente de mortalidade vem se reduzindo a cada ano, em todo o país. Além disso, existe uma excelente adesão à terapia antirretroviral. De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 70% dos pacientes apresentam carga viral indetectável após seis meses de tratamento, indicando que as pessoas que recebem a medicação do SUS estão vivendo cada vez mais. O que ainda preocupa é que cerca de 30% das pessoas infectadas pelo vírus HIV ainda desconhecem sua situação e chegam, muitas vezes, aos serviços de saúde tardiamente”.
O Superintendente Regional de Saúde de Uberaba, Iraci Neto, afirma que “aproveitando toda a mobilização em torno do Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, nós, trabalhadores da saúde, temos que sensibilizar e incentivar a população da importância de um diagnóstico precoce, que hoje é bastante rápido. Esta mobilização passa, principalmente, pelo incentivo de parcerias com toda sociedade envolvida direta ou indiretamente com a causa. O trabalho, que é integrado com a prevenção de outras doenças sexualmente transmissíveis, aprofunda ainda mais a importância da ação e proporciona mais responsabilidade social, moral e de saúde à população”.
Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais
Autor: Sara Braga