SES promove V Seminário de Mobilização Social em Saúde

SES promove V Seminário de Mobilização Social em Saúde

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), por meio do Núcleo de Mobilização Social da Assessoria de Comunicação Social, promoveu nos dias 20 e 21 de novembro, em Belo Horizonte, o “V seminário de mobilização social em saúde”, cujo tema foi “pensando e agindo coletivamente”.

O evento reuniu diretores, assessores de comunicação e referências em mobilização social nas áreas de competência do Programa Viva Vida e  do Programa Estadual de Controle Permanente da Dengue, das 28 Gerências Regionais de Saúde, para discussão das atribuições, responsabilidades e metas da rede de mobilização e formulação dos Planos Regionais de Mobilização Social para o ano de 2013.

Esteve presente na abertura do Seminário a chefe de gabinete da SES/MG, Marta de Sousa Lima, que defendeu, junto aos participantes, o fortalecimento das ações de mobilização como preponderantes à consecução das estratégias de saúde pública no âmbito do Viva vida, para combate à mortalidade materna e infantil, e da prevenção à dengue. “A mobilização social em saúde tem alcançado uma importância cada vez maior nos dias de hoje, pois os projetos de prevenção e promoção à saúde, vinculados às ações de mobilização e comunicação, é que tornam possível a universalização de práticas fundamentais”, afirmou.

A referência em mobilização do Núcleo Central de Mobilização da SES/MG, Joney Fonseca, destacou o papel das referências regionais de mobilização como impulsionadores das iniciativas locais. “O Seminário é um momento muito importante de articulação interna, pois é dessa forma que conseguiremos, em conjunto, buscar novas alternativas para ampliar a participação dos municípios no processo de mobilização”, disse.

A rede de mobilização social é formada por três níveis: núcleo central de mobilização social, núcleos regionais de mobilização e núcleos municipais. Cabe aos núcleos regionais, organizados pelas referências regionais de mobilização, secretarias municipais de saúde e parceiros, monitorar e fomentar ações a serem executadas pelos núcleos municipais. Para tanto, ao final do Seminário, os participantes elaboraram um plano regional de mobilização prevendo ações de prevenção à dengue e de combate à mortalidade materna infantil para o ano de 2013.

Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais

Autor: Alexandre Ribeiro


Rolar para cima