Força Tarefa de Combate à Dengue Retorna a Valadares

Começam desta terça-feira (20-11) em Governador Valadares, as atividades da Força Tarefa de Combate à Dengue do Estado, que vem à cidade pela quarta vez. Uma equipe formada por 90 agentes de endemias e três motoristas, ficará na cidade até 30 de novembro, em parceria com o setor de Zoonoses da Prefeitura atuando em áreas críticas escolhidas pelo próprio município com maior índice de infestação. A estratégia faz parte do Programa Estadual de Controle Permanente da Dengue do Governo de Minas, cujo lema agora é “Dengue tem de acabar! É hora de todo mundo agir”. O objetivo  do Governo de Minas, através da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) é diminuir o risco de epidemias da doença em  municípios com maior risco para ocorrência de epidemias, somando força aos agentes municipais.A Força Tarefa está capacitada para executar atividades de controle vetorial através de eliminação de criadouros do vetor, tratamento focal e bloqueio de transmissão. Os agentes utilizarão uniformes e material de campo fornecidos pela SES-MG.A superintendente Regional de Saúde de Governador Valadares, Sheila Furbino, destaca a importância a participação popular no combate a Dengue.” Só o poder público sozinho não poderá vencer a doença. Todos são co-responsáveis nesta guerra  contra o mosquito da dengue já que todos os levantamentos apontam que cerca de 80% dos focos de infestação estão dentro das casas”, afirmou.    Uma das estratégias a serem utilizadas pelo Estado são as ações de mobilização social. Duas mobilizadores sociais especialmente capacitadas pela SES-MG também já estão na cidade para junto com os técnicos municipais realizarem diversas ações, tais como, blitz educativa no centro,  visita e mobilização de parceiros institucionais e panfletagem em pontos estratégicos da cidade.O trabalho de tratamento focal da Força Tarefa de Combate a Dengue nas residências se concentrarão nos seguintes bairros: Santo Antônio, São Cristovão, Vale Pastoril, Querosene, Santa Helena, Morro do Carapina, Lourdes, São Pedro, Universitário, Santos Dumont I, Jardim do Trevo, Tiradentes, Penha, Novo Horizonte, JK, Vila Isa, Vila P. Ibituruna e Vila dos Montes.               

Último LIRAa

O município está com 2.934 casos notificados de Dengue, conforme último balanço da SES-MG (14-11), ocupando o terceiro lugar no ranking de municípios com maior número de notificações do Estado, atrás de Belo Horizonte e Uberaba.O 3º Levantamento de Índice Rápido por Infestação de Aedes aegypti (LIRAa) deste ano, divulgado no último dia 07-11 pela Secretaria Municipal de Saúde de Governador Valadares, apontou 4,8% dos imóveis com foco do mosquito, o que equivale a alto risco de epidemia já que  o índice  preconizado pelo Ministério da Saúde é de no máximo 1%.O levantamento foi realizado entre os dias 22 e 26 por cerca de 120 agentes de endemia. Foram vistoriados aproximadamente cinco mil imóveis. Mais uma vez, o LIRAa registrou que os focos de maior incidência estão dentro das casas: nos ralos (34,9%), pratos de vasos de plantas (19%), lixo (15,5%), tinas/tonéis/tambores (14,3%), pneus (7,1%), bromélias (6,3%) e caixas d´água (2,8%). Os bairros que apresentaram maior índice são Vila Bretas, JK, Lourdes, São Cristóvão e Vale Pastoril (com 7,1%).

Agência Minas,acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais

Autor: Frederico Bussinger


Rolar para cima